Exportações do Vietnã devem chegar a 6,15 milhões de toneladas
A China continua sendo o maior mercado de exportação de arroz do Vietnã este ano, respondendo por 24,1% do total de embarques no período de janeiro a outubro.
As exportações de arroz do Vietnã devem subir 5,7% este ano, para 6,15 milhões de toneladas métricas, informou o Ministério da Indústria e Comércio nesta quinta-feira.
Os embarques de arroz do país nos primeiros 11 meses do ano aumentaram 5,6% em relação ao ano anterior, para 5,7 milhões de toneladas, assegurou o ministério em seu site oficial de notícias.
A China continua sendo o maior mercado de exportação de arroz do Vietnã este ano, respondendo por 24,1% do total de embarques no período de janeiro a outubro, segundo o ministério. No entanto, as exportações de arroz para a China caíram 39,1% no período de 10 meses, disse o ministério, sem dar mais detalhes.
Traders disseram que a China vem impondo condições mais rigorosas para o arroz do Vietnã. O ministério explica que as exportações para a Indonésia, Filipinas, Hong Kong e Iraque tiveram o maior crescimento no período. Na quarta-feira, as Filipinas aceitaram ofertas de fornecimento de arroz, totalizando 203 mil toneladas em novos acordos entre governos (G2G), incluindo 123 mil toneladas do Vietnã. (Com agências internacionais)


