Exportações superam importações em setembro

 Exportações superam importações em setembro

Balança Comercial

Balança comercial do arroz do Brasil mantém superávit em 2019.

O Brasil exportou 97 mil toneladas (45,6 mil toneladas de beneficiado e 51 mil de quebrados) no mês de setembro, totalizando no atual ano safra, de março a setembro, 761 mil toneladas embarcadas. Enquanto isso, em setembro as importações alcançaram 86,2 mil toneladas e somaram de março a setembro, sete meses do ano comercial, 637 mil toneladas, gerando um superávit superior a 120 mil toneladas.

Mesmo com um quadro de oferta mais ajustado, devido à expressiva quebra de safra no país, mais especificamente no Rio Grande do Sul, as vendas externas têm se mantido firmes em razão da boa demanda pelo produto brasileiro, e também, devido à cotação alta do câmbio que dá boa competitividade ao cereal nacional.

Dentro de um cenário mais apertado de oferta e demanda na entressafra, verifica-se nos últimos três meses que as importações e as exportações estão mais ajustadas e deverão fechar o ciclo anual com volumes finais similares.

A exportação, além de ampliar a demanda e abrir e manter novos mercados; escoa os excedentes; neutraliza as importações do Mercosul; o produtor não fica refém da demanda interna; dá maior sustentação às cotações e consolida o país, como player ativo, entre os grandes atores do mercado mundial do cereal.

Até o mês de dezembro deverá ser embarcado pelo Porto de Rio Grande, o segundo carregamento de 31 mil toneladas de arroz beneficiado com destino ao Iraque, importador do Oriente Médio de mais de 1,7 milhão de toneladas anuais, um dos mercados mais importantes, remuneradores e exigentes, conquistados no atual ano e que, recentemente fechou também, novos embarques com países do Mercosul.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter