Exportadores da Tailândia preocupados com perspectivas do mercado
(Planeta Arroz*) Os exportadores de arroz estão cada vez mais preocupados com as perspectivas do arroz tailandês hom mali, devido às altas taxas de frete e ao aumento da oferta. Charoen Laothammatas, presidente da Associação de Exportadores de Arroz da Tailândia, disse que os carregamentos continuam parados devido à falta de trabalhadores e também a problemas de logística e transporte após as medidas de bloqueio do governo para prevenir infecções por coronavírus.
As taxas de frete continuam proibitivamente altas, especialmente para rotas para Nova Iorque e Los Angeles, que subiram para US $ 18.500 e US $ 15.000 por contêiner, respectivamente, de apenas US $ 3.000-4.000 no período antes do surto de Covid-19, disse ele.
Os preços de exportação do arroz estão agora cotados a US $ 700 por tonelada, ante US $ 800-900 por tonelada no início deste ano. Charoen disse que a produção geral de arroz da Tailândia, incluindo hom mali, deve retornar às condições normais este ano, depois que a produção caiu cerca de 20% nos últimos dois anos por causa da seca generalizada.
A produção desta variedade deve ficar em 9 milhões de toneladas de arroz em casca, ou cerca de 5 milhões de toneladas de arroz beneficiado. Metade da produção é destinada ao consumo interno e o
restante à exportação.
“Tememos que as exportações possam cair na nova safra anual devido a problemas de logística e taxas de frete caras, bem como ao aumento da produção”, disse ele. “Isso afetará os preços domésticos do arroz.”
Os preços domésticos do grão colhido nesta safra caíram de 14.500 baht a tonelada em janeiro de 2020 para 11.500 baht a tonelada em dezembro do ano passado. Os preços agora estão em 8.600-11.500 por tonelada. O baht é cotado a US$ 0,031.
Charoen disse que se o preço do arroz tailandês hom mali cair, o governo terá que gastar mais por meio de seu esquema de garantia de renda para os produtores de arroz. No ano passado, a Tailândia exportou 1,33 milhão de toneladas desta variedade no valor de 42,5 bilhões de baht, o que representou quedas anuais de 4,72% e 6,70%, respectivamente.
Nos primeiros sete meses deste ano, os embarques da Tailândia diminuíram 26,7%, para 661.750 toneladas, com o valor despencando 37,8%, para US $ 581 milhões, em relação ao mesmo período do ano passado.
Os EUA foram o maior importador de arroz tailandês hom mali, com 224.181 toneladas, queda de 27,5% em relação ao ano passado, seguidos por Hong Kong, com queda de 8,4% para 71.411 toneladas. A China
diminuiu 19,8% para 36.093 toneladas, enquanto Cingapura caiu 38,7% para 27.408 toneladas, o Canadá caiu 43,2% para 30.441 toneladas; A França diminuiu 28%, para 15.324 toneladas, e a Austrália, 42,7%, para 14.921 toneladas.