Exportadores de arroz indianos enfrentam ventos contrários e escassez de contêineres

 Exportadores de arroz indianos enfrentam ventos contrários e escassez de contêineres

(Por AgroDados/Planeta Arroz) Exportadores de arroz indianos estão enfrentando cancelamentos aleatórios e repentinos de frete em meio a uma escassez aguda de contêineres na região, disseram fontes do mercado, reduzindo os volumes a serem embarcados nas próximas semanas.

Vários fatores contribuíram para a escassez repentina de contêineres, como o aumento da demanda de carga da China para os EUA e o conflito no Mar Vermelho, levando a rotas de trânsito mais longas, disseram fontes do mercado.

O aumento sem precedentes de até 150% na taxa de frete marítimo por linhas de navegação impactou severamente a indústria de exportação de arroz na Índia, disse um exportador baseado em Nova Delhi. Toda a situação está desencorajando os exportadores de fazer qualquer negócio, disse ele.

Todos os principais portos de contêineres estão enfrentando congestionamento, com mais de 200.000 toneladas de carga ali, disse Varun Goel, vice-presidente da Federação Indiana de Exportadores de Arroz. Pedidos de liberação de reservas confirmados foram cancelados desde maio. As taxas de frete de contêineres de Nhava Sheva para Cotonou aumentaram de US$ 1.200 a US$ 1.300 por TEU (unidade equivalente a vinte pés) em 10 de maio para US$ 4.000 por TEU atualmente, disse ele.

Para o setor exportador de arroz da Índia, o aumento nas taxas de frete desde maio deu uma indicação da catástrofe iminente.

Os preços de frete têm aumentado desde o final de maio, disse outro exportador sediado em Delhi. Apesar de ter reservado contêineres, uma importante empresa de transporte sediada em Copenhague cancelou a maioria das reservas devido ao aumento repentino das taxas. “Na verdade, para piorar as coisas, essa empresa cancelou os contêineres que já estavam carregados”, acrescentou.

O aumento repentino de cancelamentos é generalizado e não se limita a algumas empresas de transporte.

Estamos enfrentando o mesmo problema com uma empresa de transporte sediada em Genebra, que cancelou recentemente nossas cargas de arroz reservadas, disse outro exportador. A escassez de contêineres não está prejudicando apenas os exportadores de arroz da Índia, mas também outros na região.

As cotações do transporte são extremamente altas, e ninguém está reservando contêineres a esses preços, disse um exportador de arroz da Tailândia. “Na primeira semana de maio, o frete de contêiner de Bangkok para a África Ocidental era de US$ 3.000 por TEU, mas agora subiram para US$ 5.000 por TEU. Com essas taxas, os vendedores não conseguem reservar contêineres e estão perdendo negócios devido à falta de alternativas”, disse ele.

Contêiner versus carga fracionada

Na Índia, as exportações de arroz são feitas por meio de contêineres e carga fracionada e em granel.

Um exportador de Uttarakhand declarou que 50% das exportações de arroz da Índia acontecem tipicamente por meio de contêineres e os outros 50% por meio de carga fracionada. No entanto, o recente aumento dos custos de transporte provocou uma mudança, com 90% das remessas usando carga fracionada e apenas 10% usando contêineres.

A atual crise em sido um golpe duplo para os exportadores de arroz indianos, que já estão sofrendo com as políticas comerciais restritivas de Nova Delhi.

O governo proibiu as exportações de arroz quebrado e impôs taxas adicionais sobre as saídas de arroz branco não basmati para conter a crescente inflação de alimentos. Em julho de 2023, o governo restringiu as exportações de arroz branco não basmati, impôs uma taxa de 20% sobre as remessas de arroz parboilizado e fixou um preço mínimo de exportação para o basmati em US$ 950/t.

Como resultado, as exportações indianas de arroz despencaram 19,8% no ano, para 17,71 milhões de toneladas em 2022-23, mostraram dados do S&P Global Commodity Insights.

Enquanto a maior parte da variedade parboilizada é normalmente exportada para países da África Ocidental, o arroz basmati indiano é enviado principalmente para o Oriente Médio.

Em termos de destinos, 90% dos embarques de arroz indiano para a África Oriental e África do Sul são conteinerizados. No que diz respeito à África Ocidental, a proporção é igualmente distribuída entre carga fracionada e contêineres, disseram fontes do mercado.

“Houve uma queda de 70%-80% nas remessas de contêineres para a África Ocidental. Redirecionei 200 contêineres para carga fracionada devido a uma diferença de custo de frete de cerca de US$ 50-US$ 60”, disse Jatin Mahajan, gerente de negociação da Adani Wilmar Limited. “Como resultado de acordos de pré-venda com taxas de frete mais baixas, a empresa também enfrentou algumas perdas, mas os contratos estão sendo feitos.”

Intervenção do Governo solicitada

Várias associações de exportação de arroz entraram em contato com o governo da Índia para intervir no assunto, disseram fontes. O aumento abrupto de 150% nas taxas de frete marítimo e os cancelamentos frequentes de embarques de contêineres impuseram um fardo financeiro considerável aos exportadores de arroz, disseram fontes do mercado. A indústria de arroz da Índia é um setor voltado para a exportação, trazendo divisas valiosas para o país, e a crise de frete em andamento tornou os exportadores de arroz não competitivos, acrescentaram fontes.

Exportadores de arroz indianos pediram ao governo para revisar e regular as tarifas de frete marítimo e se envolver com as companhias marítimas para negociar tarifas de frete razoáveis ​​e transparentes, disse um exportador de arroz da NCR à Commodity Insights.

Preços do arroz permanecem estáveis

Em meio à atual crise dos contêineres, o preço do arroz parboilizado indiano permaneceu estável até agora. A Platts, parte da Commodity Insights, avaliou o PB 5% STX indiano em US$ 539/t em 2 de julho, inalterado na semana, mostraram os dados. No entanto, os participantes do mercado preveem uma queda nos preços do arroz nas próximas semanas em resposta à escassez de contêineres. O atual problema de frete provavelmente pressionará os preços do arroz nas próximas semanas e reduzirá as margens já pequenas de muitos exportadores, disse um exportador de arroz de Pune.

A Índia é o maior exportador de arroz do mundo e a previsão é que embarque 21,47 milhões de toneladas no ano civil de 2024, um aumento de 14% em relação ao ano, segundo dados da Commodity Insights, o que, se concretizado, será um dos maiores volumes de embarque já registrados pelo país.

Mas se a escassez de contêineres persistir, a previsão de exportações de arroz da Índia deverá ser revisada para baixo, disseram fontes do mercado.

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