Fabricação de papel de arroz sob o sol escaldante do Vietnã

 Fabricação de papel de arroz sob o sol escaldante do Vietnã

Tan An, uma vila tradicional na província de Quang Binh, produz papel de arroz há mais de um século.

Cerca de 300 toneladas de matéria-prima são utilizadas.

Cerca de 260 famílias em Tan An Village, a comunidade Quang Thanh do distrito de Quang Trach, no Vietnã, produzem papel de arroz, consumindo um total de 300 toneladas de arroz, em forma de amido e farinha, por ano. Hoje em dia, no verão da Ásia, quando as temperaturas em Quang Binh atingem 40 graus Celsius, a comunidade de Tan An é mais produtiva.

O papel de arroz é feito de farinha de arroz, seco ao sol e depois cozido antes de ser deixado de fora para ser molhado pelo orvalho. O papel de arroz é usado para fazer rolinhos primavera com legumes e carne, uma especialidade antiga de Tay Ninh. Outra versão deste prato tem camarão, sal e gergelim.

Às sete da manhã, Mai Thi Bau, 57 anos, acende o fogo e começa a trabalhar. Sua família produz papel de arroz combinando amido, sal e gergelim preto. Hoje, algumas famílias acrescentam tempero extra e pimenta.

Bau produz cerca de 300 papéis de arroz por dia. Ela disse que sentar ao lado do fogo por anos afetou sua saúde. "Você pode se sentar durante este trabalho, mas ainda é muito mais pesado do que trabalhar fora".

Nguyen O Phuong, 60 anos, geralmente ajuda sua esposa Bau a molhar o arroz na água antes de moer em farinha. O trabalho, geralmente reservado para mulheres, combina muito bem com Phuong, que está aposentado.

Há mais de 10 anos, os moradores de Tan An mecanizaram o processo de produção de papel de arroz, com 45 unidades atualmente em operação.

Nguyen Hong Chuyen, 55, proprietária de uma instalação de produção mecânica, disse que acorda de manhã cedo para moer e cozinhar arroz para evitar ao máximo o calor. "Depois das 12h faço uma pausa porque está muito quente."

Duas mãos experientes precisam remover o papel de arroz enrolado pela máquina do escorredor. Para torna-lo mais amarelo, amido de milho é adicionado à farinha. Este trabalho só dura de fevereiro a outubro de cada ano. A paralisação acontece na estação das chuvas, em meio à ausência de sol.

O papel de arroz é colocado em pilhas de 20 e cortado em quadrados.

"A temperatura externa está muito quente, mas no forno está pior. Apesar de desconfortáveis, temos que trabalhar duro", disse Chuyen.

Atualmente, a Tan An Village cria empregos para 80 moradores que recebem VND 100.000 – 200.000 VND por dia, equivalente a US $ 4,30 a US $ 8,60.

O papel de arroz inclui o uso de gergelim preto e gergelim amarelo, para fazer rolinhos primavera, é seco ao sol.

O papel de arroz de gergelim preto é deixado secar por apenas cerca de três horas; caso contrário, eles se dobram e desmoronam, exigindo que os moradores mantenham um olhar atento.

À tarde, papel de arroz seco é recolhido e embalado. A mecanização ajuda algumas instalações a produzir até 35 toneladas de papel de arroz por ano.

A remoção de papéis de arroz das prateleiras é um procedimento delicado.

A etapa final envolve a contagem do número de papéis de arroz em cada embalagem antes da distribuição para locais como Hanói, Hue e Da Nang.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter