Falta de contêineres eleva preços do Vietnã para o pico em nove anos

 Falta de contêineres eleva preços do Vietnã para o pico em nove anos

Safra menor tem prejudicado desempenho da Tailândia

O Vietnã não deve cumprir sua meta de exportar 6,5 milhões de toneladas de arroz este ano, avaliaram empresários do setor.

Os preços de exportação do arroz no Vietnã saltaram para o seu nível mais alto desde dezembro de 2011 esta semana, uma vez que a escassez de contêineres elevou as taxas de frete e empurrou os preços tailandeses do alimento básico para um pico de quase quatro meses.

Os preços do arroz 5% quebrados do Vietnã, RI-VNBKN5-P1, subiram para $ 500 por tonelada, o maior desde dezembro de 2011, ante $ 470- $ 490 da semana passada. “A falta de contêineres tornou difícil para os comerciantes enviarem arroz aos seus clientes”, disse um trader da província de An Giang no Mekong. Por exemplo, as taxas de frete de um contêiner de 20 pés para a África subiram de US $ 1.500 para US $ 5.000 em alguns meses, frisou.

O Vietnã não deve cumprir sua meta de exportar 6,5 milhões de toneladas de arroz este ano, avaliaram empresários do setor. Dados alfandegários do governo mostraram que as exportações no período de janeiro a novembro caíram 2,9% no comparativo anual, para 5,7 milhões de toneladas.

Os preços de referência de arroz 5% quebrados da Tailândia, RI-THBKN5-P1, subiram para $ 500- $ 519 de $ 485- $ 516 na semana devido a preocupações com suprimentos e logística. Traders de Bangkok disseram que novos suprimentos de arroz não chegaram, enquanto os suprimentos existentes não puderam ser enviados devido à falta de contêineres. As exportações caíram para 4,49 milhões de toneladas de janeiro a outubro, queda de 31% em relação ao ano anterior, de acordo com a Associação de Exportadores de Arroz da Tailândia (TREA).

A variedade parboilizada 5% quebrados da Índia, principal exportador mundial, (RI-INBKN5-P1) ampliou os ganhos para US $ 380- $ 385 por tonelada, de US $ 378- $ 383 na semana passada, devido à forte demanda e à medida que a rúpia atingiu seu nível mais alto em quase dois meses. “Os compradores tradicionais de arroz tailandês estão se mudando para a Índia devido aos preços mais baixos”, disse um exportador baseado em Kakinada, no estado de Andhra Pradesh.

“Há congestionamento no porto, onde dezenas de navios se enfileiraram.”

Bangladesh lançou uma nova licitação para compra de 50.000 toneladas de arroz com fechamento em 28 de dezembro, enquanto outra licitação de volume semelhante deve ser aberta em 22 de dezembro. O país planejava importar cerca de 300.000 toneladas de arroz, o que ajudou a elevar a expectativa no mercado da Ásia. (Planeta Arroz com informações da Reuters)

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter