Famasul quer incentivo a produção de arroz
Um estudo sobre a produção de arroz já foi feito e que esse aumento de produção será estudado pela secretaria junto com entidades de pesquisa e também produtores rurais.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL), Ademar Silva Junior, a superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de MS (SENAR-AR/MS), Maria Anita Medeiros, o produtor de arroz e presidente da Associação dos Produtores de Arroz e Irrigantes, Roberto Coelho, estiveram nesta segunda-feira (12), no gabinete da secretária de Produção, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, para falar sobre o incentivo a produção de arroz em MS.
A secretária informou que um estudo sobre a produção de arroz já foi feito e que esse aumento de produção será estudado pela secretaria junto com entidades de pesquisa e também produtores rurais. Conforme Teresa, o governador solicitou um estudo para aumentar em 20% da área plantada de g rãos em MS.
– Com o incentivo da área de arroz, boa parte dessa meta deve ser alcançada – especificou o presidente da FAMASUL.
Sanidade Sem Fronteiras
A superintendente do SENAR-AR/MS solicitou a secretária que leve para o Ministério do Desenvolvimento Agrário e para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) os documentos que solicitam os recursos para expandir para outros 11 municípios o programa Sanidade Sem Fronteiras.
Hoje, o programa atende assentados e pequenos produtores de Eldorado, Mundo Novo, Japorã, Iguatemi e Itaquiraí. O objetivo agora é implantar a segunda fase do programa quando o Sanidade será estendido para Amambai, Sete Quedas, Paranhos, Tacuru, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Porã, Antônio João, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho e Corumbá.
Na primeira fase, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) junto com a Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (FUNAR) e o SE NAR foram responsáveis pelo aporte financeiro do projeto.