FAO divulga boletim mensal de preços do arroz no mundo

 FAO divulga boletim mensal de preços do arroz no mundo

Concepción Calpe com o cientista brasileiro Gilberto Amato

A íntegra do boletim pode ser baixada em nossa área de downloads.

A FAO divulgou ontem o boletim mundial mensal de preços do arroz, indicando que em março de 2013 o Índice de Preços FAO (2002-2004 = 100) manteve-se na média de 238 pontos, inalterado em relação ao mês anterior. Tanto a variedade Indica, quanto a Japônica tiveram preços levemente mais baixos, enquanto as cotações do arroz aromático manteve-se firme pelo quarto mês consecutivo.

Ao contrário da tendência verificada nos últimos meses, os preços na Tailândia se mostraram levemente enfraquecidos, um sinal de que o Governo pode estar relaxando sua postura de alta artificial produzida pela política interna de preços ao agricultor. Os preços também se mantiveram sob pressão de baixa no Vietnã e na América do Sul, onde as novas safras estão sendo colhidas, mas apresentaram alta nos Estados Unidos.

Comparado com o indicador verificado no mesmo mês do ano passado, o índice é 1% mais alto. No entanto, é particularmente notável o ganho de 15% nas cotações de arroz aromático registrado desde então.

O boletim é divulgado pela economista Concepción Calpe, secretária do Grupo Intergovernamental sobre Arroz, da Divisão de Comércio e Mercados Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO/ONU).

A publicação original, com os respectivos gráficos e tabelas e análise pormenorizada, pode ser baixada em nossa área de downloads.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter