FAO indica média de preços mundiais do arroz menores em 2012

O boletim da FAO indica que os preços internacionais do arroz registraram em 2012 uma média mais baixa do que em 2011, confirmando a flexibilização das condições de mercado verificadas no decorrer do ano.

A Agência da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), divulgou nesta terça-feira o Boletim de Atualização dos Preços do Arroz no Mercado Internacional – Janeiro/2013 (FAO Rice Price Update). O boletim indica que os preços internacionais do arroz registraram em 2012 uma média mais baixa do que em 2011, confirmando a flexibilização das condições de mercado verificadas no decorrer do ano. O enfraquecimento ocorreu em todas as variedades de arroz, a partir Indica até o arroz Japônica e aromático. No entanto, os preços do arroz tailandês subiram, devido à política interna do país asiático, contrastando com a tendência geral.

Observando as variações mensais, todos os indicadores do  Índice de Preços de Arroz da FAO, a média recuou 2,6% em dezembro de 2012, em comparação com o mês anterior, impulsionado pela queda da cotação do arroz Indica  de qualidade inferior e superior, e do Japônica, enquanto que o arroz aromático registra um ligeiro aumento.

O enfraquecimento de preço de dezembro do arroz afeta a maioria dos grandes produtores, especialmente Vietnã e Paquistão, com o cereal da Tailândia mostrando alguma resistência à queda. Por outro lado, os preços do arroz Basmati indiano recuperaram-se acentuadamente.

A íntegra do relatório pode ser baixada em nossa área de downloads.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter