Farsul discute prorrogação de pagamento de dívidas no Ministério
Estiagem também é tema de encontro entre Sperotto e Rodrigues. O preço do arroz no mercado, muito abaixo do custo de produção, integra o debate.
O presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Carlos Sperotto, se encontra na próxima segunda-feira 14 com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, em Brasília. Na reunião, será discutida a possibilidade de o Governo Federal prorrogar as parcelas das dívidas de investimento do setor agrícola que vencem em 2005. A situação da estiagem nos municípios gaúchos também será debatida.
O Governo analisará a situação de cada produtor para definir a prorrogação da dívida. Os produtores rurais querem que o custeio da produção seja dividido em três parcelas anuais, além da prorrogação por um ano no financiamento de investimentos no campo.
Sperotto aponta que os preços de comercialização do trigo e do arroz estão abaixo do custo de produção devido à estiagem. A Farsul recomenda aos produtores que colheram menos de 40 sacas de milho por hectare que procurem o banco para negociar a dívida.
Na próxima terça, dia 15, produtores rurais ligados à entidade terão encontro em Não Me Toque, noroeste gaúcho, para avaliar os prejuízos causados nas lavouras pela falta de chuva. São aguardados representantes dos 134 sindicatos rurais vinculados ao sistema Farsul.
O Orçamento da União prevê R$ 2,120 bilhões para apoio à comercialização da safra.