Farsul e Sema lançam prêmio de sustentabilidade do uso da água

A Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente lançarão no próximo dia 28, na cidade de Santa Maria, o Prêmio Gaúcho da Sustentabilidade do Uso da Água na Lavoura Irrigada.

A Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente lançarão no próximo dia 28, na cidade de Santa Maria, o Prêmio Gaúcho da Sustentabilidade do Uso da Água na Lavoura Irrigada. O evento terá cinco palestrantes e será no Parque Hotel Morotin, RST 289, quilômetro seis, em Santa Maria (RS).

Segundo o vice-presidente da Farsul, Francisco Schardong, a proposta é conscientizar e integrar os produtores rurais em questões ambientais, preparando a agricultura gaúcha para a outorga e cobrança pelo uso da água. “No ano passado foram encaminhados os licenciamentos ambientais de praticamente todas as lavouras de arroz do Rio Grande do Sul”, comenta Schardong.

O uso racional da água está cada vez mais no topo da lista de prioridade dos produtores rurais, especialmente de arrozeiros. Nos últimos meses a Farsul e a Secretaria de Meio Ambiente intensificaram a busca de informações sobre o uso dos recursos hídricos na agricultura, apostando na organização para uma produção sustentável.

O prêmio que será lançado no próximo dia 28 é uma continuidade das ações realizadas no ano passado e terá como principal objetivo reconher os produtores que melhor aproveitam a água na agricultura gaúcha. “Estamos dando o formato final desta premiação e acredito que anualmente serão cinco premiados com este importante reconhecimento”, explica Francisco Schardong.

As inscrições antecipadas para o evento podem ser feitas pelo telefone (51) 3231-3000. Maiores Informações podem ser obtidas na Comissão de Recursos Hídricos da Farsul, pelo telefone (51) 3221.9466.

ÁGUA

A crescente escassez da água foi definida pela Unesco como o problema ambiental mais grave deste século. A drenagem indiscriminada e a poluição dos recursos hídricos têm acentuado os conflitos pelos diversos usos deste bem, tais como: abastecimento de populações e irrigação de lavouras, diluição de esgoto doméstico e industrial, pesca e geração de energia.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter