Farsul lança Prêmio Gaúcho do Uso Sustentável da Água

O produtor terá que cumprir uma série de exigências no que se refere às boas práticas de produção e uso racional dos recursos naturaiS.

A Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), em parceria com a Agência Nacional das Águas (ANA) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) lançou hoje, durante a 15a Abertura Oficial da Colheita do Arroz, o prêmio Gaúcho do Uso Sustentável da Água na Lavoura Irrigada.

O engenheiro sanitarista Paulo Renato Paim explica que a iniciativa se assemelha ao Prêmio Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), em que o produtor terá que cumprir uma série de exigências no que se refere às boas práticas de produção e uso racional dos recursos naturais. A entrega do prêmio deve ocorrer entre os meses de abril e maio de 2006.

Antes disso, precisam ser superadas algumas etapas como a mobilização dos produtores usuários da água, construção de manual para a avaliação das práticas de gestão, avaliações que devem ser feitas no período da safra, instituição de selo de qualidade, entre outras.

Entre os objetivos do prêmio, está a intenção de desmitificar a imagem do produtor rural como agressor ambiental, além de diferenciar os bons e os maus produtores. “Queremos buscar o reconhecimento nacional e internacional da produção gaúcha como poupadora de água e ambientalmente sustentável”, diz o engenheiro agrônomo da Farsul, Ivo Lessa.

Com isso, além da mobilização dos produtores quanto às questões ambientais, se espera a participação da classe rural nos comitês de bacias hidrográficas, preparando-os para a outorga e cobrança do uso da água, que deve ser implementada em breve.

O representante da Agência Nacional da Água (ANA), Devanir dos Santos, alerta para o fato de que a situação da água está cada vez mais crítica. “Bastou período de seca com a falta de água para irrigação, para vermos que nossas bacias hidrográficas não estão preparadas para receber a água que cai abundantemente nas épocas de inverno a fim de utilizá-la no verão”.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter