Fazenda de Kerala, com 125 anos, resgatou variedade quase extinta de arroz

 Fazenda de Kerala, com 125 anos, resgatou variedade quase extinta de arroz

Unni e o resgate de variedades de arroz e frutas

A Fazenda Navara Eco usou um método completamente orgânico e horas de trabalho manual para trazer de volta à vida o arroz Navara, de 2000 anos de idade.

A variedade de arroz Navara tem quase 2000 anos. P Narayanan Unni é um agricultor de terceira geração em um pedaço de terra em Palakkad que trouxe a colheita de volta à vida da beira da extinção. A fazenda da família, com quase 125 anos, foi herdada de seu pai e seu irmão, que foram os primeiros especialistas em arroz na Estação de Pesquisa de Arroz em Pattambi.

Após a introdução da Lei de Aterros, a família perdeu uma parte considerável da fazenda. Com o aumento dos preços e a queda nas receitas, suas colheitas começaram a falhar e o arroz Navara tornou-se cada vez mais raro no estado. Unni, que estava trabalhando como vendedor de computadores em Kozhikode na época, assumiu o cargo em 1995. Ele desenhou um plano de longo prazo para a fazenda, concentrando-se em variedades especializadas de arroz e convertendo-a em uma integrada, adotando métodos de agricultura orgânica, biodiversidade e práticas ecológicas e métodos ambientais e de conservação.

Ele explica: “A cada geração, a área estava ficando menor e menos viável economicamente. Nos dias de meu pai, as pessoas trabalhavam na terra por todos os 365 dias do ano. Mas como a agricultura perdeu importância, a força de trabalho se fragmentou e certas sementes começaram a se extinguir. Eu queria me concentrar em salvar Navara. É um arroz medicinal, conhecido por criar imunidade e por Ayurveda. ”

Por várias razões, o arroz Navara tem um rendimento menor do que a maioria dos outros. O primeiro é o seu ciclo de crescimento sazonal, o que significa que é produzido apenas uma vez por ano. Além disso, a falta de pesticidas ou fertilizantes químicos em uso resulta em um período de crescimento mais longo. Na fazenda, os pesticidas foram banidos das instalações desde 1978, considerando seu impacto na saúde. Em 2003, a Unni implementou uma política em que todos os fertilizantes usados ​​também eram completamente orgânicos. Junto com outros agricultores, ele começou a trabalhar duas vezes por dia em turnos durante a estação em que crescia.

Em 2006, a Navara Eco Farm possuía mais de 72 variedades de arroz, vegetais e árvores frutíferas, incluindo o arroz Navara. Ao mesmo tempo, a Unni começou a trabalhar no sentido de reivindicar direitos geográficos sobre a colheita. Ele agrupou um grupo de agricultores que possuíam a terra e reivindicou uma marca comercial com base na localização geográfica de seu crescimento. Ele também aplicou fortes iniciativas de biodiversidade que levaram a uma população diversificada de pássaros, borboletas, animais e plantas.

Unni começou a compartilhar a história por trás do renascimento de Navara extensivamente. Ele recebeu reuniões e feiras onde tirava amostras. Nos últimos 12 anos, desde que seu principal objetivo tem sido divulgar. Ele se oferece para treinar outros agricultores e o mundo em controle de pragas, agricultura orgânica e tudo o que levou ao seu sucesso. Ele diz: “Quando Navara está na estação, você pode nos ver nos escravizando nesses 25 dias tentando mantê-lo vivo. No começo, as pessoas pensavam que era uma farsa. Até eu me senti envergonhado. Mas agora, estamos comprometidos. Este é o nosso tributo ao solo que trouxe nossos sonhos de volta à vida. ” (Via Edex Live)

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter