Federarroz consolida acordo entre chapas e convoca eleição

Reuniões entre candidatos e diretoria selou a paz no pleito, que está marcado para o dia 12 de julho.

Foram necessárias duas reuniões entre diretores da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e as chapas que concorrem à entidade, para selar a paz no pleito que foi suspenso por força de liminar na última quarta-feira. Novo edital foi publicado nesta quarta-feira (3/7) e a assembleia geral acontecerá no próximo dia 12, no Sindicato Rural de Dom Pedrito. As chapas são lideradas por Juarez Petry de Souza, de Tapes, e Henrique Dorneles, de Alegrete.

Apesar da decisão judicial suspender apenas a eleição na última quinta-feira, dia 27/6, o presidente da Federarroz, Renato Rocha, suspendeu também a assembleia geral, por não estar presente o presidente da chapa impetrante, o que não seria democrático e isonômico. Nesta terça-feira (2/7), reunião com titulares das chapas, advogados e o procurador jurídico da Federarroz, Dr. Luiz Augusto Gonçalves de Gonçalves, consolidou as regras da eleição.

Três demandas da chapa de Petry não foram aprovadas por contrariarem o previsto nos estatutos da entidade: a mudança do local das eleições de Dom Pedrito, sede da Federarroz, para São Sepé; a convocação de assembleia para alterar o estatuto, medida não ser pertinente em plena disputa eleitoral, e anistia a todas as associações em atraso com a tesouraria da Federarroz para que votem, o que também não foi considerado por previsão estatutária.

“Buscamos um acordo pró-ativo, que formalizasse os pontos pacíficos entre as chapas e a previsão estatutária para o pleito”, enfatiza o procurador da Federarroz, Dr. Luiz Augusto Gonçalves de Gonçalves. O presidente da Federarroz, Renato Rocha, acredita que com a busca de consenso para a eleição o setor só tem a ganhar.

“Evitamos desgaste, perda de tempo e custos absolutamente desnecessários para a entidade e o setor. Todos saíram satisfeitos”, enfatiza, lembrando que esta é a primeira vez, em 24 anos, que a Federarroz tem eleição com duas chapas.

Os pontos acordados entre a Federarroz e as chapas são:

1. A Aprovação da Comissão Eleitoral, constituída pelas seguintes pessoas: Nadia Fátima dos Santos Bucco, Eldo Frantz Costa e Francisco Alves Dias.

2. Que a sede da eleição será no Sindicato Rural de Dom Pedrito.

3. Que só votarão as associações em dia com seus compromissos financeiros, tendo sido rejeitada a proposta de modificação do pagamento por não estar estatutariamente permitida.

4. Que cada Associação formalizará a representação para votação, mediante indicação do responsável legal, apresentada a FEDERARROZ, por declaração simples, escrita ou por e-mail.

5. Que o pagamento das anuidades poderá ser feito no ato da votação, conforme previsão estatutária.

6. Que o edital será publicado apenas para marcar data de nova eleição, dispensando apresentação de novas chapas.

7. Ficou acertada a desistência reciproca das ações em andamento com referência ao pleito, que tramita na 1ª Vara Cível na Comarca de Dom Pedrito.

Fonte: Federarroz

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter