Federarroz dá largada a 24ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz

 Federarroz dá largada a 24ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz

Autoridades setoriais lançam evento que acontecerá em Mostardas

Cerca de 100 pessoas acompanharam o lançamento do evento na Expointer.

A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul – Federarroz deu a largada para a 24ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que acontecerá de 20 a 22 de fevereiro do próximo ano no município de Mostardas. O lançamento aconteceu nesta segunda-feira, durante a programação do Dia do Arroz, na Casa da RBS, na Expointer, em Esteio (RS). O evento também tem a promoção da Associação de Arrozeiros de Mostardas e Tavares. Juntamente, foi lançada a 10ª Abertura Oficial do Plantio do Arroz – Safra 2013/14 que acontecerá, também em Mostardas, no próximo dia cinco de outubro.

Cerca de 100 pessoas, principalmente lideranças setoriais, convidados e imprensa, prestigiaram o lançamento, no qual o presidente da Federarroz, Henrique Osório Dornelles, apresentou um vídeo promocional da Abertura da Oficial da Colheita do Arroz. Destacou a relevância social, econômica e ambiental da orizicultura gaúcha, do evento para a cadeia produtiva, e chamou a participação dos arrozeiros, além de fazer uma breve apresentação de Mostardas, Tavares e da região da Planície Costeira Externa. Deu ênfase à estabilidade qualitativa e quantitativa da produção rio-grandense e à sua importância para 130 municípios, especialmente da Metade Sul.

Entre outras lideranças, participaram prefeitos, deputados estaduais e federais, dirigentes setoriais. O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz – Irga, Cláudio Pereira, enfatizou as discussões produtivas oportunizadas pela Abertura da Colheita anualmente. Considera “um momento fértil, e importante ponto de discussões e reflexões da cadeia produtiva, bem como referencial de difusão tecnológica para as lavouras” e anunciou antecipadamente o apoio do Irga à promoção em 2014. “Era o único, dentre os oito maiores produtores de arroz do Rio Grande do Sul, que ainda não havia sediado a Abertura”, observou.

O presidente da Associação de Arrozeiros de Mostardas e Tavares, Alexandre Velho, afirmou tratar-se de um grande desafio realizar um evento desta importância, mas disse que a soma da experiência da Federarroz, da vontade e o empenho da entidade municipal, além da união da sociedade regional, garantirão o sucesso desta Abertura de Colheita. Chamou a atenção de todos para o diferencial de qualidade para o arroz produzido na região, que recebeu certificação internacional de Denominação de Origem.

O representante do Sindicato Rural, José Matias Bins Martins, colocou a estrutura de sua entidade à disposição dos promotores e antecipou a união de forças nas comunidades de Mostardas e Tavares em prol desta iniciativa. O prefeito de Mostardas, Alexandre Galdino, revelou que os trabalhos de preparação da infraestrutura para receber entre cinco e 10 mil visitantes na Aberturada Colheita, já começaram. Enfatizou que será uma grande oportunidade também para que todos conheçam as riquezas culturais e turísticas da região. Por fim, Henrique Osório Dornelles, lembrou a importância de o setor valorizar os patrocinadores desta promoção anual, que é o ponto alto e o evento do setor produtivo arrozeiro na América Latina.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter