Federarroz divulga carta aberta em apoio ao Ministro Mendes Ribeiro

A Federarroz divulgou nesta quarta-feira (13/3) uma carta aberta em apoio ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Mendes Ribeiro Filho. Segundo a entidade, o ministro tem desempenhado um importante trabalho de resgate para a cadeia produtiva do arroz. A carta aberta foi divulgada em razão das insistentes notícias de queda do ministro em uma reforma ministerial promovida pela presidente Dilma Rousseff em função da consolidação de sua candidatura à reeleição e a necessidade de promover um rearranjo no partido.

Ao mesmo tempo, há mobilizações políticas internas no PMDB, partido do ministro, pela indicação de um político ligado ao grupo do vice-presidente da República, Michel Temer, muito embora Mendes Ribeiro Filho seja amigo pessoal da presidente Dilma Rousseff desde os tempos em que ela foi secretária estadual de Energia, Minas e Comunicação no Rio Grande do Sul, na gestão do governador Alceu Collares. O fato do ministro passar por um tratamento de saúde, que lhe exige recorrentes afastamentos, vem fortalecendo os argumentos daqueles que defendem um outro nome, segundo os bastidores da política em Brasília e os comentários de analistas dos principais órgãos de imprensa da Capital Federal.

Abaixo, a íntegra da nota da Federarroz:

Carta Aberta em Apoio ao Ministro Mendes Ribeiro Filho

A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul – FEDERARROZ – externa publicamente sua posição em favor da continuidade do trabalho do Exmo. Sr. Ministro Jorge Alberto Portanova Mendes Ribeiro Filho a frente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA – face aos boatos e notícias recorrentes sobre uma provável reforma ministerial.

Desde sua posse e de sua equipe, avanços importantes foram alcançados por esta cadeia produtiva por meio de um diálogo franco, políticas sérias, claras e objetivas e comprometimento com a efetiva solução de problemas pontuais ou históricos que afetam a competitividade da produção de grãos do País.

Bem sabemos que há, ainda, muitos desafios a enfrentar, mas pela primeira vez em muitos anos os produtores de arroz do Brasil puderam visualizar uma linha de trabalho com a construção coletiva de políticas alicerçada no diálogo, em metas conjuntamente estabelecidas e com prazos para acontecer.
O setor arrozeiro, especificamente, alcançou um grande e histórico avanço em questões-chaves como endividamento, parâmetros de comercialização, padrões de classificação, regulação das ofertas do cereal no mercado, alavancamento de exportações, equilíbrio produtivo e de preços no mercado interno que garantam renda ao produtor e a segurança alimentar brasileira.

Assim, torna-se imperativo que a FEDERARROZ manifeste-se A FAVOR da permanência do Ministro Mendes Ribeiro Filho à frente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA – como forma de assegurar a estabilidade ao setor agrícola, bem como para que agronegócio nacional, indistintamente do tamanho da propriedade ou da produção siga avançando para tornar-se mais competitivo, socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente sustentável.

Renato Caiaffo da Rocha

Presidente da Federarroz