Federarroz homenageia pessoas e entidades com a tradicional entrega da Pá do Arroz
(Por AgroEffective) A tradicional homenagem Pá do Arroz, realizada durante a 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, ocorreu nesta terça-feira, 18 de fevereiro, no Auditório Frederico Costa, na Estação Experimental da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS). A iniciativa reconheceu a contribuição do trabalho de profissionais, entidades, empresas e produtores para o setor arrozeiro e contou também com a entrega de placas de reconhecimento das pessoas/empresas que participaram ativamente da iniciativa do Drenar/RS, operação que auxiliou no escoamento das águas das enchentes que atingiram a Região Metropolitana de Porto Alegre em maio de 2024.
O presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul, (Federarroz), Alexandre Velho, destacou a importância do momento, onde ele sempre procura personalizar a entrega da Pá, enfatizando ser o sexto ano em que participa das homenagens. “E cada vez que eu subo ao palco para fazer este reconhecimento, é um momento em que eu me emociono, visto que, para receber o símbolo maior da lavoura de arroz, a Pá, é preciso ter realizado um grande trabalho e ser exemplo, principalmente de dedicação e de superação”, enfatizou. Velho ressaltou ainda que cada agraciado tem uma história que lembra o esforço feito.
A Pá do Arroz foi entregue a personalidades divididas em 11 categorias: Produtor Destaque, Amigo e Amiga da Lavoura, Empresa Destaque, Técnico Federal e Privado, Destaque Aguador, Lavoura Nota 10, Imprensa, Mercado Externo e Pioneirismo.
A 35ª Abertura da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas é uma realização da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e correalização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), além do Patrocínio Premium do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). O evento tem como tema “Produção de Alimentos no Pampa Gaúcho – Uma Visão de Futuro”. Mais informações pelo site colheitadoarroz.com.br .
SOBRE A PÁ
Há mais de oito décadas a Pá Princesa, marca da indústria Rui Cabral & Filhos, de Cachoeira do Sul, é reconhecida como a ferramenta companheira do aguador (ou taipeiro) na lavoura de arroz gaúcha. A empresa patrocinou a entrega das pás aos homenageados, que para este evento – há quase uma década – elabora um trabalho diferenciado na confecção das pás.
Confira os homenageados e suas respectivas categorias
João Hanus – Produtor Destaque
José Mário Tagliapietra – Amigo da Lavoura
Antônia Scalzilli – Amiga da Lavoura
BASF – Empresa Destaque
Clenio Pillon – Técnico Federal
Ramiro Toledo – Técnico (privado)
José Luis Sanchez – Destaque Aguador
Eduardo Prates – Lavoura Nota 10
Elisa Maliszewski – Imprensa
Cooperativa de Cereais de Camaquã – Mercado Externo
Leonel Zineli – Pioneirismo