Federarroz intensifica ações pela cadeia produtiva gaúcha
Agenda cheia com compromissos nacionais e internacionais demandam o setor arrozeiro.
Compromissos sociais e político-setoriais com os diferentes elos da cadeia produtiva mantêm cheia a agenda da diretoria da Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz) em maio. Paralelamente às dezenas de consultas diárias e demandas relacionadas ao setor, os dirigentes da entidade ainda encontram tempo para representar a Federarroz em diversos eventos, compromissos e negociações nas quais é fundamental a presença dos arrozeiros. Nesta quarta-feira, 21 de maio, por exemplo, o presidente Henrique Osório Dornelles participa, em Cachoeira do Sul (RS) da programação técnica da Feira Nacional do Arroz 2014. Ele é painelista no Seminário Internacional do Arroz que aborda logística e mercado.
Nesta quinta-feira, dia 22, ao meio-dia, Dornelles é palestrante na Câmara do Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviços de Cachoeira do Sul (Cacisc), abordando o impacto da orizicultura no desenvolvimento da Metade Sul gaúcha e na economia do Estado. À tarde, se desloca para São João do Polêsine, onde se reunirá com produtores da Quarta Colônia.
Paralelamente, o diretor-executivo Anderson Ricardo Levandowski Belloli representa a entidade na vistoria das obras da barragem de irrigação Jaguari, entre Dom Pedrito e Rosário do Sul, com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira. O vice-presidente da Federarroz, Frederico Costa, participou esta semana do Lançamento do Plano Safra, em Brasília (DF) e de reunião da Frente Parlamentar da Agricultura, representando a Federarroz.
No próximo dia 25 o presidente Henrique Osório Dornelles viaja à Brasília (DF), onde reúne-se com parlamentares, representantes do governo e instituições de crédito, entre outras, para debater questões estruturantes e conjunturais do setor. Ele participará da reunião da Câmara Setorial Nacional do Arroz, ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). De Brasília, Dornelles embarca rumo a Costa Rica, para a Convenção Mercado & Tecnologia do Arroz das Américas e trabalhará no sentido de prospectar novos clientes para o arroz gaúcho. Neste período, o exercício da presidência estará com o vice-presidente da Zona Sul, Márcio Sanches Silveira.
A Agenda
15/05 – Inauguração da concessionária Mahindra em Santa Maria (RS);
16/05 – Festa do Arroz, em Tapes (RS);
18/05 – Festa Regional do Arroz, São João do Polêsine (RS;
19/05 – Lançamento Plano Safra -Brasília (DF);
19/05 – Reunião Frente Parlamentar da Agricultura – Brasília (DF);
21 e 22/05 – Seminário Internacional do Arroz, na Fenarroz 2014, Cachoeira do Sul (RS);
22/05 – Reunião com produtores de São João Polêsine (RS);
22/05 – Visita a obra da barragem Jaguari, em Dom Pedrito (RS) com Ministro da integração Nacional, Francisco Teixeira;
23/05 – Participação no 10º Agimark – Porto Alegre (RS);
25 e 27- Reunião da Câmara Nacional Setorial do Arroz e outros compromissos, em Brasília (DF);
27/29 – Rice Market & Technology Convention – San José (Costa Rica);
27/05 – Reunião em Mostardas (RS)
30 a 01 – Visita institucional e rodada de negócios com clientes potenciais do arroz gaúcho na Costa Rica;
02 a 03/06 – Seminário Cooplantio – Gramado (RS);
03/06 – Viagem a Alegrete com ex-ministro Roberto Rodrigues para participação na Semana Arrozeira de Alegrete (RS).
Fonte: Federarroz