Festa do Marreco com Arroz é lançada em Torres
evento acontecerá dia 25 de novembro, domingo, na localidade de Pirataba.
A Festa Regional do Marreco com Arroz (Ferema) foi lançada oficialmente ontem à noite, em Torres. O evento acontecerá dia 25 de novembro, domingo, na localidade de Pirataba. Com apoio do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Prefeitura Municipal de Torres e Coopeverde, a Festa terá shows, comidas típicas e os jogos marrecolímpicos, com corridas de marrecos em meio à lavoura.
Os marrecos são alternativas de renda para os arrozeiros de Torres. Os animais combatem a infestação do arroz vermelho que ameaça 15% das propriedades gaúchas dedicadas ao plantio do cereal. Conforme o coordenador do projeto, Vicente Oliveira, do Irga, a tecnologia é utilizada há mais de quatro mil anos em plantações de arroz da China, para o controle de invasoras e redução do tempo nos trabalhos de preparo do solo.
Segundo Oliveira, o uso dos marrecos ajuda para o equilíbrio ecológico, já que eles consomem todas as pragas que restaram na lavoura, facilitando o plantio, reduzindo o uso de produtos químicos e tornando a área mais rentável. Na safra 2007/08, cerca de 25 mil marrecos foram utilizados em lavouras dos municípios de Morrinhos do Sul, Mampituba e Torres.