Festival do Arroz Vermelho resgata tradição de Cruzeiro (SP)

Festival foi aberto com grande participação do público e estimativa é que cerca de dez mil pessoas apreciem o evento.

Ponto estratégico para os tropeiros, Cruzeiro. no Estado de São Paulo, ainda guarda resquícios da época do Caminho do Ouro. Uma das heranças do período em que as tropas cruzavam a Serra da Mantiqueira e tinham a cidade como ponto de parada é o arroz vermelho com suã. A Prefeitura, em resgate a esse prato típico, dedicou um evento exclusivo a apreciação da iguaria: O 1º Festival do Arroz Vermelho.

O evento acontece durante os dias 10 e 11 de maio, a partir das 8 horas da manhã, com um tradicional café caipira, composto por quitutes e comidas preparadas no fogão lenha. Além disso, será realizado um almoço caipira e às 19h está preparado um jantar dançante para os participantes.

No almoço, além do protagonista, o arroz vermelho com o suã, o prato será acompanhado de tutu de feijão, torresmo puruca, farofa de couve e mandioca frita.Todas as refeições serão vendidas a preços populares e parte da arrecadação será revertida em prol da difusão do tradicional prato.

A diferença dessa variedade de arroz está na cor e no sabor amendoado, além do tempo destinado ao preparo, que é maior que do arroz comum. O suã, o outro ingrediente que compõe prato, é uma peça da carne suína, retirada da parte inferior do lombo.

O hábito vem do século 18, quando os tropeiros passavam pela cidade com destino a Minas Gerais ou a Paraty e, nas paradas para descanso, comiam o arroz vermelho, que era muito cultivado na região, com a carne rejeitada pelos fazendeiros.

Além dos pratos, o evento inclui, durante o dia todo, shows com músicas regionais, folia de reis, serestas, poesias, peças teatrais e a participação de uma orquestra de violas.

O Festival acontece na Praça 9 de Julho, no centro de Cruzeiro. Outras informações podem ser obtidas com diretor de eventos Roberto Amaral, (12) 9727-6908.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter