Filipinas: importação de arroz pode chegar a 2,95 milhões de toneladas
(Por Planeta Arroz*) As importações de arroz podem chegar a 2,95 milhões de toneladas (TM) neste ano, segundo o Departamento de Agricultura (DA). Com base nas últimas perspectivas de fornecimento de arroz do DA, as importações de arroz podem chegar a 838.000 TM no quarto trimestre do ano, com 356.000 TM previstos para chegar em dezembro.
As importações de arroz em novembro e dezembro atingiram 283.000 TM e 199.000 TM, respectivamente. Dados do DA mostram que as importações de arroz atingiram 2,1 milhões de toneladas nos três trimestres do ano. Um total de 608.000 TM de arroz foi importado no primeiro trimestre e 688.000 TM no segundo trimestre. Além disso, o país importou 816.000 TM de arroz no terceiro trimestre.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) previu anteriormente que as importações de arroz filipino atingissem 2,6 milhões de toneladas este ano, maior do que sua projeção inicial de 2,3 milhões de toneladas. “Neste ano, diversos fatores explicam por que as importações continuam fortes, principalmente em setembro e outubro. A demanda reprimida e o atraso no cumprimento dos embarques atrasados do principal fornecedor do Vietnã podem explicar em parte o aumento das importações em setembro e outubro ”, disse o USDA.
A abertura da economia das restrições anteriores do COVID-19 também aumenta a demanda do consumidor. O USDA também apontou que o fornecimento mais restrito de uma safra menor do terceiro trimestre aumenta a necessidade de complementar o fornecimento total com importações adicionais. A produção local deve aumentar no último trimestre do ano para chegar a 5,25 milhões de toneladas, principalmente devido à época de colheita.
A produção local atingiu 2,7 milhões de toneladas em outubro, enquanto em novembro foi de 1,8 milhões de toneladas. A colheita em dezembro deve cair para 735.000 toneladas. Dados do DA mostraram que a produção local nos três primeiros trimestres atingiu 8,2 milhões de toneladas.
Para todo o ano, a produção de arroz deve atingir 13,46 milhões de toneladas. Em contraste, a demanda total está projetada para atingir 14,415 milhões de toneladas. O estoque final para o ano está projetado em 4.326 milhões de toneladas, com duração de 124 dias.