Filipinas limita as importações de arroz do Vietnã
(Por Planeta Arroz*) As Filipinas, um dos maiores importadores mundiais de arroz, estão tomando medidas para limitar temporariamente as importações do grão do Vietnã em meio a uma grande colheita doméstica, disseram três comerciantes e um funcionário agrícola na quarta-feira.
Os comerciantes informaram que o departamento de agricultura das Filipinas suspendeu a emissão de liberação de importação de produtos sanitários e fitossanitários para embarques de arroz do Vietnã. As Filipinas são o maior mercado de exportação de arroz vietnamita, respondendo por 40% de seus embarques totais do cereal.
Um porta-voz do departamento de agricultura confirmou que estava gerenciando a emissão de Liberação de Importação Sanitária e Fitossanitária (SPSIC) de acordo com a demanda. “Importamos apenas o que precisamos e temos suprimento suficiente no momento, dada a safra abundante da temporada de chuvas”, disse o porta-voz em resposta a uma consulta da Reuters.
A Associação de Alimentos do Vietnã, cujos membros são exportadores arrozeiros, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. Os embarques nos primeiros 10 meses deste ano aumentaram 12,3% em relação ao ano anterior, para 2,09 milhões de toneladas, de acordo com dados alfandegários do governo. (*Com informações da Reuters)