Final de semana para discutir o arroz

A expectativa do setor arrozeiro é de que o vice-presidente José Alencar se manifeste sobre o pedido de salvaguardas para o ingresso de arroz do Mercosul e terceiros mercados.

Este final de semana terá grande importância para a lavoura de arroz brasileira em 2005. Algumas das principais decisões sobre comercialização da safra, estratégias de preços e do andamento da política setorial do arroz serão decididas na 15ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Dom Pedrito (RS), que deverá receber o vice-presidente da República José Alencar, o ministro da Articulação Política Aldo Rebelo, o ministro interino da Agricultura, Ivan Wedekin, o presidente da Câmara Federal, Severino Cavalcanti (PP-PE), o governador Germano Rigotto, deputados federais e estaduais ligados ao setor de produção.

Os políticos chegarão direto para a Estância Guatambu, onde participam da solenidade de abertura oficial da colheita na nova máquina SuperRice da John Deere. O ato está programado para as 10h30min. Depois da solenidade, produtores e autoridades se dirigem para o Parque Juventino Correa de Moura, do Sindicato Rural, onde participam do “Carreteiraço”, que será servido para 10 mil pessoas.

A expectativa do setor arrozeiro é de que o vice-presidente José Alencar se manifeste sobre o pedido de salvaguardas para o ingresso de arroz do Mercosul e terceiros mercados e para o anúncio de recursos para a liberação de contratos de opção privados e públicos que garantam o enxugamento de pelo menos 1 milhão de toneladas na safra. O preço de referência já está garantido em R$ 26,00 no mecanismo que será anunciado no domingo, mas os arrozeiros ainda estão mobilizados para assegurar um referencial de R$ 30,00 pelo saco de 50 quilos e até 1,7 milhão de toneladas de arroz nos dois modelos de contrato.

O presidente da Federarroz, Valter José Pötter, destaca a mobilização dos arrozeiros em torno do evento. “A categoria está muito consciente sobre a importância de estar unida e dar uma demonstração de força neste momento”, destacou. Até a tarde de sexta-feira 778 produtores e técnicos se inscreveram para participar dos dias de campo e da programação técnica. Mais de 3 mil pessoas participaram dos shows. Mais de 10 mil pessoas são esperadas em Dom Pedrito para o final de semana.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter