Fiscalização extraordinária terá início na terça-feira para inibir fraudes

Conforme Farias, a inspeção será aleatória, mas os roteiros foram definidos considerando alguns critérios.

Inibir qualquer tentativa de desvio de estoques públicos de grãos é a meta da fiscalização extraordinária que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) desencadeia no Rio Grande do Sul a partir da próxima terça-feira. Historicamente, a entressafra é a fase mais crítica do ano para a remoção ilegal de produto, devido à redução significativa da oferta no mercado.

– Em épocas passadas, era o período em que mais se percebia riscos aos estoques do governo – enfatizou o superintendente regional da Conab, Carlos Farias.

O dirigente garante que a operação extracalendário não foi gerada por denúncias. Conforme Farias, a inspeção será aleatória, mas os roteiros foram definidos considerando alguns critérios. Serão priorizados, por exemplo, municípios que concentram beneficiadoras e também os maiores estoques, adiantou Farias.

Além da operação, o calendário de 2007 prevê cinco etapas de fiscalização entre 29 de janeiro e 30 de dezembro, onde serão inspecionados 100% dos estoques. No arroz, a previsão de cenário ajustado entre oferta e demanda, que gera perspectiva de preço em elevação após a colheita, reduz a oferta e “aumenta a tentação de alguns”, analisa o diretor de mercados da Federarroz, Marco Aurélio Tavares.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter