Fischer assume a presidência do Irga e traça metas para os próximos anos

A nova gestão, segundo Fischer, dará ênfase à área de pesquisa, assistência técnica e política setorial.

O mestre em engenharia agrícola Maurício Fischer assumiu, oficialmente, a presidência do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) em cerimônia de posse realizada nesta quinta-feira (21). Fischer reafirmou o compromisso com a lavoura arrozeira e anunciou a reformulação do Programa Arroz RS, que aumentou a produtividade do Estado. A nova gestão, segundo Fischer, dará ênfase à área de pesquisa, assistência técnica e política setorial.

Representando a governadora Yeda Crusius, o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, João Carlos Machado, disse que a escolha de Fischer para comandar o Irga representa uma homenagem aos servidores do Instituto.

– A governadora foi muito feliz na escolha do Maurício Fischer como presidente do Irga. Ele é um exemplo de dedicação e competência -reconheceu.

Machado ainda salientou que o Irga tem uma história de sucesso e de conquistas que orgulham os arrozeiros gaúchos.

– Graças ao trabalho incessante em pesquisa, a lavoura orizícola obteve um resultado histórico este ano, alcançando a maior produtividade da sua história – destacou o secretário.

Em mensagem enviada ao novo presidente, a governadora Yeda Crusius disse que a nova diretoria empossada hoje é uma escolha da lavoura arrozeira gaúcha e tem a missão de seguir trabalhando com metas que beneficiem todos os produtores de arroz do Estado.

– O nosso governo tem um pacto para o desenvolvimento do agronegócio e o arroz é um importante aliado para atingirmos nossos objetivos – enfatizou.

O presidente agradeceu a participação efetiva dos conselheiros do Irga e todos os funcionários pelo empenho e dedicação na construção da história do Instituto. Fischer lembrou a indicação da governadora Yeda Crusius e a distinção de um funcionário de carreira que foi aceito pelos representantes da cadeia produtiva do arroz.

Metas

Fischer anunciou que as metas para os próximos anos já começaram a ser discutidas. Em grupos de estudos, os pesquisadores e funcionários do Irga estão adequando o Programa Arroz RS para a realidade atual da lavoura.

– O esforço de toda a cadeia produtiva resultou em um recorde de produtividade nesta safra – afirmou.

Fischer ressaltou que o objetivo, agora, é trabalhar com projetos para escoar a produção gaúcha e garantir a rentabilidade da lavoura.

– Esta gestão planeja uma campanha para aumentar o consumo do arroz envolvendo toda a cadeia produtiva – esclareceu.

O presidente tem como meta, também, fomentar as exportações de arroz do Estado, que chegaram a 400 mil toneladas na safra passada.

– A força do setor arrozeiro gaúcho garante que as novas metas serão cumpridas – disse.

As áreas de pesquisa, assistência técnica e política setorial terão destaques na administração. “O Irga é dos produtores e esses assuntos são fundamentais para o crescimento da lavoura arrozeira como um todo” garantiu. Fischer afirmou, em seu discurso de posse, que o Irga está cumprindo com as recomendações do Governo Estadual e já reduziu custos sem afetar os serviços prestados pela Autarquia.

Participaram da cerimônia de posse, o secretário especial dos Recursos Hídricos e Usos Múltiplos da Água, Rogério Porto; o superintendente regional da Conab, Carlos Farias; o presidente da Federarroz, Valter Pötter; o delegado regional para o RS do Ministério da Agricultura, Francisco Signor; além de representantes de Autarquias, Fundações, Federações e Sindicatos.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter