Fischer é empossado presidente do Irga
Fischer é o primeiro técnico e funcionário de carreira do Irga a assumir o cargo em seis décadas.
O novo presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Maurício Miguel Fischer, foi empossado nesta sexta-feira, 31. Fischer assume o cargo ocupado por Pery Sperotto Coelho desde 2003. O novo comandante é diretor técnico da Autarquia e funcionário do Irga há 26 anos.
No discurso de posse, Fischer lembrou que o Instituto é reconhecido no âmbito nacional e internacional pelo trabalho desenvolvido em prol da lavoura orizícola. Maurício Fischer garantiu a continuidade das tarefas e projetos do Irga.
– Precisamos produzir mais arroz em menor área, com menos água e mais qualidade. Precisamos, também, estimular o consumo e as exportações – ressaltou Fischer.
Maurício Fischer agradeceu a indicação do governador Germano Rigotto, lembrando a distinção de um funcionário de carreira que foi aceito pelos representantes da cadeia produtiva do arroz.
– Assumo com a responsabilidade de manter o Irga no patamar que atingiu na gestão do Pery e lutar por questões fundamentais da instituição como a Fundação Irga e os projetos de pesquisa e transferência de tecnologia – frisou o novo presidente.
Currículo
Nascido em Rio Pardo em 1951, Maurício Fischer é funcionário do Irga desde 1980. Em 1995 assumiu a gerência da divisão de pesquisa do Instituto em Cachoeirinha, cargo que ocupou até 2001. No período, trabalhou no Departamento de Obras e Assistência Técnica (DOAT) e no centro de treinamento de mão-de-obra rural. Fischer é formado em engenharia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem mestrado em engenharia agrícola pela mesma escola.
O novo presidente do Irga foi membro do Fundo Latino Americano de Arroz Irrigado Flar – , presidente da Sociedade Sul-Brasileira de Pesquisadores de Arroz Irrigado Sosbai de 1999 a 2001 e é o atual diretor técnico da Autarquia. Na segunda-feira, o presidente viaja para Santa Cruz de La Sierra, onde participa de uma reunião internacional do conselho de administração do Flar.