Fischer favorito para seguir no Irga
O estatuto da entidade passou a prever a escolha de presidente a partir de lista tríplice que será apresentada pelo conselho deliberativo da autarquia, colegiado que é composto por 72 nomes que são escolhidos pelos cerca de 18 mil arrozeiros gaúchos.
O atual presidente do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga), Maurício Fischer, é um dos nomes favoritos para continuar no comando da entidade mesmo com a troca de governo. Na quinta-feira a governadora Yeda Crusius sancionou a lei aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa que altera a forma de definição da presidência do Irga. O estatuto da entidade passou a prever a escolha de presidente a partir de lista tríplice que será apresentada pelo conselho deliberativo da autarquia, colegiado que é composto por 72 nomes que são escolhidos pelos cerca de 18 mil arrozeiros gaúchos.
Maurício Fischer é favorito para continuar na presidência em razão da sua afinidade com o conselho e pela provável indicação do seu nome junto com outros dois representantes do setor. Mesmo com lista tríplice, a escolha terá muito peso político e será determinada por acordos para divisão dos cargos de diretoria existentes no Irga e que são definidos pelo presidente da entidade. Os interessados em candidatar-se ao cargo podem oferecer o nome ao conselho deliberativo. As inscrições estão abertas e devem ser feitas na sede do Irga, em Porto Alegre.