FLAR: XIV Conferência Internacional do Arroz Latam/Caribe será no Panamá
(Por Mirta Rodriguez) Os últimos avanços globais em ciência e tecnologia para a produção de arroz serão apresentados no Panamá durante a XIV Conferência Internacional do Arroz para a América Latina e o Caribe e a IX Conferência Internacional sobre Pyricularia em Arroz e Trigo, que será realizada pela primeira vez no Panamá, em junho próximo.
A informação foi dada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário do país, Augusto Valderrama, em conferência de imprensa, organizada para anunciar os detalhes de ambos os eventos. Valderrama disse que estes são dois eventos muito relevantes para o setor agrícola panamenho, especialmente para o setor do arroz, que é um dos produtos mais consumidos no país e no mundo.
As duas conferências acontecerão de 10 a 14 de junho deste ano e são de caráter científico e tecnológico, dirigidas a estudantes, agricultores, especialistas e representantes de outros setores da cadeia produtiva do arroz na América Latina.
“Estamos patrocinando (Mida) juntamente com o Banco Nacional, associações do setor agrícola e produtores de todo o setor arrozeiro, este evento, para que sirva como uma transferência de conhecimento e tecnologia para um produto tão importante como o arroz”, disse o proprietário da carteira agrícola.
Com o lema “Inovação para alimentar o mundo”, estes dois congressos contam com o apoio da Funparroz, que reúne no Panamá as empresas Conagro Semillas (Grupo Agrosilos), Secosa (Grupo Calesa) e a Federação de Arroz e Grãos do Panamá (Fedagpa ).
O diretor executivo do Fundo Latino-Americano para o Arroz Irrigado, Eduardo Graterol Matute, comentou que o principal objetivo dos congressos é atualizar conhecimentos e compartilhar os últimos avanços globais em ciência e tecnologia do arroz.
“São os dois maiores eventos técnicos e científicos do mundo e sem dúvida da América Latina. É a primeira vez que se realiza no Panamá e certamente esperamos um afluxo massivo de pesquisadores, produtores, técnicos, estudantes”, disse Graterol.
O gerente geral do Banco Nacional, Javier Carrizo Esquivel, por sua vez, destacou a importância do congresso e a atuação dos empréstimos do setor agrícola na carteira de crédito.
Organizações como a FAO reconhecem o papel que a inovação tecnológica desempenha no cultivo do arroz, sendo este um grão que é “fundamental para a segurança alimentar no mundo”, pois “constitui a principal fonte de ingestão calórica para aproximadamente metade da população mundial”. população.” e é o alimento básico predominante em 34 países da Ásia, América Latina e África (1961-2001).”