Formas de consulta
O aplicativo Graus Dia Arroz, desenvolvido pela Embrapa, também possibilita consultas por localidades e por mapas. São disponibilizadas informações, em caráter experimental, indicando as datas em que devem ocorrer seis dos mais importantes estádios de desenvolvimento da planta de arroz para sete subgrupos de cultivares envolvendo tanto as datas médias (30 anos) como as do ano da safra e os respectivos desvios entre elas.
Outra possibilidade oferecida pelo programa é visualizar na forma de mapas a espacialização da informação gerada. Os mapas disponíveis foram derivados da interpolação de um modelo do relevo do estado do Rio Grande do Sul e do número de dias entre a emergência e cada um dos seis estádios nas 16 localidades em que esses parâmetros foram estimados pelo método de graus-dia.
“Essa interpolação foi obtida por meio do resultado de técnicas estatísticas de regressão múltipla que geraram equações para cada decêndio de data de emergência, desde o primeiro decêndio de setembro até o segundo decêndio de dezembro, aplicadas então ao modelo espacial. Ao todo foram gerados 462 mapas representativos dos sete subgrupos de maturação, dos seis estádios e das 11 datas de emergência”, explica o pesquisador Silvio Steinmetz, que coordenou o estudo.
Essa consulta por mapas tem a finalidade de indicar ao usuário as informações geradas pelo programa não apenas para a localidade selecionada, mas também para as localidades/municípios no seu entorno e, principalmente, para as que não dispõem de séries de dados meteorológicos como os das 16 localidades usadas neste trabalho.