Fortalecimento do Mercosul como grande produtor e exportador de alimentos é tema de reunião no Paraguai

Segundo o deputado Heinze, o fortalecimento do Mercosul como importante produtor e exportador de alimentos é a principal pauta da conferência.

Por iniciativa do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS), na próxima quinta-feira, 3 de novembro, entidades representativas dos triticultores e orizicultores do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, participam do I Encontro de Produtores de Arroz e Trigo do Mercosul, em Assunção, capital do Paraguai. O evento ocorrerá durante a XXXII Reunião Ordinária do Conselho Agropecuário do Sul (CAS).

Segundo o deputado Heinze, o fortalecimento do Mercosul como importante produtor e exportador de alimentos é a principal pauta da conferência. Os problemas comuns enfrentados pelos arrozeiros e triticultores dos quatro países, também serão debatidos durante a rodada. “Temos um grande potencial de produção agropecuária e devemos fortalece-lo ainda mais com a união dos países. Esse primeiro encontro vai contribuir para que possamos traçar estratégias para consolidar o bloco como um grande produtor e exportador de grãos, carnes, fibras e lácteos”, afirma.

Um documento com as decisões do encontro será entregue aos ministros da Agricultura dos países membros que participam do CAS.

De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab – o Mercosul é o 9º maior produtor mundial de arroz, com produção estimada em 14 milhões de toneladas do grão para a safra atual – 10,6 milhões de toneladas somente da lavoura brasileira. No caso do trigo, estima-se que a produção exceda as 22 milhões de toneladas, com cerca de 6 milhões de toneladas produzidas no Brasil.

SERVIÇO:

I Encontro de Produtores de Arroz e Trigo do Mercosul

Data e hora: Quinta-feira, 3 de novembro – 9h

Local: Hotel Guaraní – Oliva esquina Independencia Nacional

Assunção – Paraguai

 

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter