Fraude de origem pode corroer o prestígio do arroz vietnamita
(Por Planeta Arroz*) Os altos preços do arroz vendido no mercado interno e para exportação no Vietnã no passado recente aumentaram os riscos de fraude na origem, influenciando o prestígio do arroz vietnamita no mercado global, alertaram fontes.
Além disso, de acordo com o Acordo de Comércio de Bens da ASEAN – Índia, o grão com 5% de quebrados e 100% broken da Índia têm direito à isenção de tarifas de importação. Diante disso, o arroz indiano importado para o Vietnã tem preços muito mais competitivos do que o arroz vietnamita.
Notavelmente, o aumento na importação de arroz da Índia foi acompanhado por um aumento na fraude na origem.
O Departamento de Alfândega da cidade de HCM disse ter detectado vários sinais de fraude e violação por exportadores e importadores de arroz.
Phan Van Co, diretor de Marketing da VRICE Co. Ltd, observou que muitas empresas importaram arroz branco da Índia para polir, misturá-lo com o arroz branco do Vietnã e, em seguida, exportar o grão para mercados estrangeiros sob o nome de arroz vietnamita, que afetou seriamente o prestígio e a marca do arroz do país.
Como consequência, alguns parceiros suspenderam a compra de arroz do Vietnã, observou ele.
Algumas empresas também importaram o grão da Índia e o venderam como arroz vietnamita a preços mais elevados no mercado interno, prosseguiu Co.
Pham Thai Binh, diretor geral da Trung An Hi-Tech Farming JSC, atribuiu os altos preços e a preferência dos clientes pelo arroz vietnamita nos mercados estrangeiros aos esforços de todo o sistema, desde agricultores a empresas de processamento e exportação, e à diplomacia econômica de governo, ministérios e setores.
Portanto, apenas um lote de mercadorias com fraude de origem pode ter forte impacto no prestígio e na marca de todo o seu setor de exportação, observou ele, apontando que devido à suspeita dos importadores sobre a origem do arroz vietnamita, os preços de exportação caíram rapidamente recentemente, de 520 a 530 dólares por tonelada na última safra de inverno – primavera para 470 a 480 dólares atualmente, enquanto o número de pedidos de exportação também tem diminuído.
Se o problema persistir, os preços domésticos do arroz continuarão em tendência de queda, causando prejuízos aos agricultores, exportadores honestos e a toda a indústria de arroz do Vietnã, acrescentou Binh.
As autoridades co-recomendadas adotam mecanismos para monitorar o arroz importado, lidar estritamente com os infratores e divulgar os nomes das empresas que cometem fraudes.
O Departamento de Alfândega da cidade de HCM disse que a força alfandegária intensificou a coleta e análise de informações sobre importadores e exportadores para detectar fraudes em tempo hábil. Também propôs ao Departamento Geral das Alfândegas do Vietnã solicitar ao Ministério da Indústria e Comércio mais detalhes sobre a exportação do Vietnã e avisos de fraude, e por regulamentações adicionais sobre os embarques. (*Com Vietnam Plus)