Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul antecipa colheita do arroz
Produtor de Itaqui foi o primeiro a colher no Rio Grande do Sul.
O produtor Vilmar Vizzotto, da Parceria Vizzotto, de Itaqui, foi, segundo os técnicos da coordenadoria regional do Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga) em Uruguaiana, o primeiro produtor a colher arroz no Rio Grande do Sul, nesta safra.
Na propriedade, as máquinas começaram a funcionar na lavoura na semana passada. Em Uruguaiana, uma das cidades onde mais se produz arroz no país, os orizicultores devem dar início à colheita na próxima semana.
A plantação de Vizzoto se iniciou no dia 6 de setembro. E ainda que esteja adiantado na colheita, o produtor conta que o tempo ruim na época de germinação da planta resultará em uma queda de 10% na produtividade este ano.
Segundo o agrônomo do Irga Gustavo Hernandes, a temperatura mais baixa nos últimos dias também prejudica o desenvolvimento do grão, aumentando o índice de esterilidade.
Cerca de 30% da área plantada em Uruguaiana pode sofrer baixa na produtividade em função do clima. Mas nada muito significativo porque a previsão é de que ainda está semana o calor volte à região destaca o agrônomo.