Fumacense Alimentos amplia sua capacidade
(Por assessoria) Com o objetivo de fortalecer ainda mais sua capacidade produtiva, por meio da otimização dos processos, a Fumacense Alimentos investiu na infraestrutura de duas de suas plantas de produção: arroz e farinha, localizadas na sede da empresa no município de Morro da Fumaça (SC). Em termos de produção, esses investimentos trazem lucros da ordem de 30% para o primeiro e de 67% para o segundo.
Essas inovações são realizadas com o objetivo de garantir consistentemente a qualidade dos produtos fabricados; reduzir o desperdício, o que também é positivo para a natureza; e, finalmente, para fortalecer a capacidade instalada.
De acordo com o diretor comercial da Fumacense Alimentos, Ewerson Santos Ribeiro, na fábrica de arroz sancochado a autoclave, o leito fluidizado e os pré-secadores de uma das duas linhas de produção foram substituídos; além da reestruturação e automação da linha a vapor. “Tudo isso para alcançar uma maior potência no sancochado de grãos de arroz, diminuir a potência na linha de vapor e aumentar a capacidade instalada. 30%”, acrescenta.
Uma nova estrutura processadora foi adquirida na fábrica de farinha e toda a linha de pré-lavagem está sendo redimensionada. “Nesse caso, é necessário garantir maior poder no procedimento de pré-lavagem para a produção de farinha, alcançando assim uma qualidade maior. Além disso, o acúmulo de produção será de 67%, acrescenta Ribeiro.
Os investimentos para fortalecer a capacidade produtiva são semelhantes à missão da empresa, às orientações dos componentes e às aspirações indexadas no 1º plano estratégico de negócios do Grupo EZOS – do qual a Fumacense Alimentos é um componente -, realizado em outubro de 2020.
“Nosso projeto é conquistar e satisfazer as pessoas, inovar e oferecer uma cozinha de qualidade. Nesse sentido, não podemos evitar fazer um investimento e procurar táticas para garantir essa qualidade. Quanto às diretrizes dos parceiros, a indicação é para expansão e, para isso, teremos que fortalecer a capacidade produtiva. Finalmente, com base em algumas das consequências do planejamento estratégico da empresa, nosso objetivo é reduzir o desperdício. Dessa forma, os investimentos estão diretamente alinhados com os ganhos de qualidade, construindo maior produção. capacidade e redução de desperdícios”, explica o gerente comercial.
Referência nacional na produção de arroz e produtos à base desse cereal, a ‘Fumacense Alimentos’ conta com as marcas Kiarroz, RisoVita e Kifeijão, além de Campeiro, Vilarroz e a linha Boby, esta última para ração animal. Fundada em 1970, sua sede fica em Morro da Fumaça, no sul de Santa Catarina. A empresa também possui outras duas fábricas, uma em Alegrete/RS e outra em Pombos/PE.