Futuro da lavoura em debate em Santa Catarina

 Futuro da lavoura em debate em Santa Catarina

Abertura da Colheita catarinense teve lançamento de variedades e discussões sobre os rumos da orizicultura

Santa Catarina discute o futuro da cadeia arrozeira em sua abertura da colheita na Cooperja.

A colheita do arroz já começou em Santa Catarina. Até 10 de abril, a área total do Estado de 145 mil hectares deve estar colhida, estima o presidente da Cooperja, Vanir Zanatta, durante a 1ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz do Estado. Segundo Zanatta, tudo correu bem durante o plantio, com clima favorável. No entanto, as altas temperaturas registradas em janeiro, no Estado, entre 39 e 40ºC, justamente no período de formação do grão, preocupa um pouco em relação à ocorrência de grãos falhados (chochos), o que deve ser avaliado somente após a conclusão da colheita.

O Estado é responsável por uma produção de 1,1 milhão de toneladas e a produtividade média é muito próxima do Rio Grande do Sul, 7,5 toneladas por hectare (150 sacos por hectare). "A diferença é que aqui o sistema de plantio na maioria é o pré-germinado e se destina à parboilização", diz.

Os problemas da cadeia produtiva são os mesmos do Rio Grande do Sul: custos altos, alta tributação de ICMS que faz o produto local perder competitividade, questões que foram abordadas durante os discursos das autoridades no evento, realizado no Centro Demonstrativo da Cooperja, em Jacinto Machado, no Sul do Estado, a 250 quilômetros da capital Florianópolis. Entre as saídas apontadas destacam-se a diversificação de cultura e investimento em tecnologia pelo produtor para reduzir os custos da produção.

MEIO SÉCULO

A Cooperativa Agroindustrial Jacinto Machado (Cooperja), que completa 50 anos em agosto deste ano, possui 1,8 mil associados, dos quais mil produzem arroz, e, geraç pequenos produtores com lavouras, com área média de lavoura de 20 hectares. Jacinto Machado é responsável pelo cultivo de 7,5 mil hectares de arroz por ano, mas a região tem diversos outros municípios arrozeiros ao redor.

Epagri lança nova cultivar

A Epagri, empresa responsável pela pesquisa e extensão rural em arroz no Estado, lançou para uso comercial na safra 2019/2020, a cultivar SCS 124 Sardo, a sua 32ª cultivar de arroz irrigado desenvolvida e a 24ª para o Estado de Santa Catarina.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter