G-20 prevê queda de 3 milhões de toneladas de arroz beneficiado na produção global

Queda será de 0,6%, ou 3 milhões de toneladas beneficiadas .

O Sistema de Informações e Mercados Agrícolas do Grupo das 20 maiores economias globais (Amis/G-20) prevê uma queda de 0,6% na produção mundial de arroz beneficiado na temporada 2015/16. O volume corresponde a três milhões de toneladas processadas. Segundo o organismo, a safra mundial não deve ultrapassar 491 milhões de toneladas (base beneficiado), enquanto na temporada 2014/15, chegou a 494 Mt.

O relatório avalia o comportamento da oferta e da demanda de grãos no mercado mundial, e ratifica o número do levantamento anterior para a cadeia orizícola internacional. Segundo o organismo, essa queda e mais um leve aumento da demanda em algumas regiões devem reduzir os estoques mundiais para 166 milhões de toneladas do cereal em casca, quando as disponibilidades encerraram a temporada passada em 172 Mt/paddy.

Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e o Conselho Internacional de Grãos (com sede na Europa) indicam produção global de 474 milhões de toneladas do cereal beneficiado e 94 milhões de toneladas do cereal industrializado em estoques para a temporada, operando com a mesma base de dados. As principais causas da queda da safra mundial são a forte seca na Ásia e na Oceania, além de algumas regiões dos Estados Unidos, além das chuvas que atrasaram o plantio e afetaram o Mercosul, associados a alta nos custos de produção. O baixo uso de tecnologias na África também decepciona a expectativa global de evolução das lavouras naquele continente.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter