Gabinete tailandês aceita garantir preço a produtores de arroz

 Gabinete tailandês aceita garantir preço a produtores de arroz

Ratchada: novo esquema de apoio

A meta é estocar 7 milhões de toneladas por meio de projetos.

Em resposta às preocupações sobre a queda no preço do arroz jasmim devido à desaceleração das exportações e ao turismo limitado devido à crise Covid-19, o Gabinete do Governo Tailandês deu luz verde para um esquema de garantia de preços de arroz para os agricultores que colherão suas safras no final da estação das chuvas. Ratchada Dhnadirek, porta-voz adjunto do governo, disse na terça-feira que segundo o esquema, o preço por tonelada de arroz será garantido em Bt15.000 para jasmim, Bt14.000 para jasmim fora de temporada, Bt10.000 para arroz comum, Bt11.000 para arroz Pathum Thani e 12.000 Bt para arroz glutinoso. O câmbio é de US $ 1,00 para THB 31,164.

O Gabinete também aprovou incentivos aos agricultores, cooperativas, instituições agrícolas, bem como comerciantes de arroz, a estocar arroz para estabilizar os preços de mercado.

A meta é estocar 7 milhões de toneladas por meio de projetos como:

• Atrasar a venda de arroz com o pagamento de um depósito de 1.500 Bt por tonelada com a meta de 1,5 milhão de toneladas.

• Conseguir que as cooperativas de agricultores paguem 1% dos juros do empréstimo para estocar arroz. A meta é coletar 1,5 milhão de toneladas.

• Compensar os comerciantes de arroz em 3% dos juros, com a meta de estocar 4 milhões de toneladas.

O Ministério da Agricultura e Cooperativas espera que mais arroz seja produzido este ano, graças ao fornecimento de água suficiente. Isso pode derrubar o preço doméstico depois de ter estado alto nos últimos dois anos devido à seca.

Essa redução de preço também o tornará mais competitivo no mercado mundial, e deve resultar em maiores exportações no próximo ano.

Espera-se que pedidos maiores venham da Austrália e de países africanos.

Ratchada também disse que o Comitê de Política e Gestão do Arroz aprovou a estratégia do governo 2021-2025, que se concentra na produção de arroz de acordo com a demanda do mercado.

O arroz tailandês é agrupado em sete tipos com base nas necessidades de três mercados:

• Mercado Premium, que consome jasmim e arroz com aroma tailandês;

• O mercado geral que consome arroz branco macio, branco duro e parboilizado; e

• Mercados especializados que consomem arroz glutinoso, arroz colorido ou arroz com características especiais.

O comitê disse que quer desenvolver variedades que possam competir com os concorrentes no mercado mundial para que os agricultores ganhem mais. (Com agências internacionais)

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter