Gazzaneo confirma reunião da Câmara Setorial do Arroz/RS durante a 17ª Fenarroz

Evento em Cachoeira do Sul/RS terá presença da Câmara Temática gaúcha para debater estratégias de alavancagem do mercado de arroz.

O vice-presidente de Orizicultura da 17ª Feira Nacional do Arroz (Fenarroz 2012), Cézar Augusto Gazzaneo, está realizando diversos contatos desde quando assumiu o cargo e busca reforçar ainda mais o novo perfil técnico do evento. A primeira grande novidade é a confirmação da realização da reunião oficial da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Arroz do Rio Grande do Sul, que vai abrir a programação técnica da Fenarroz, no dia 22 de maio, às 14h.

Gazzaneo está seguindo as determinações da Comissão Executiva, chefiada pelo presidente Luis Alberto Silva, que busca ajustar o foco da feira, considerada como a maior do setor nas Américas. “Estamos empenhados em tornar a Fenarroz cada vez mais profissional, contemplando os interesses da cadeia produtiva”, afirma Gazzaneo. Segundo ele, os detalhes da realização da reunião e a pauta que será debatida na Fenarroz está sendo tratada diretamente com César Marques Pereira, que é o coordenador técnico da Câmara Setorial.

No ano passado, a Câmara Setorial do Arroz debateu, principalmente, temas relacionados com a agenda estratégica do arroz, safra, comercialização e arroz do Mercosul. Conforme o presidente do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), Claudio Brayer Pereira, durante reunião do ano passado, as intervenções feitas em 2011 pelo Governo Federal no mercado do arroz, tanto por meio de aquisições quanto pela autorização de leilões de compra e venda, foram fundamentais para amenizar as dificuldades enfrentadas pelos produtores.

A expectativa é de que a reunião seja coordenada pelo secretário Luiz Fernando Mainardi, da Secretaria Estadual da Agricultura, Abastecimento e Agronegócio, órgão que centraliza os debates e coordena o encaminhamento das demandas e ações para o desenvolvimento sustentável deste importante setor da economia gaúcha. O período de realização da reunião durante a Fenarroz, no mesmo dia da abertura, é muito oportuno para a cadeia orizícola, comenta Cézar Gazzaneo, já que é quando a safra está praticamente toda colhida e a Câmara pode dar continuidade aos projetos para aumentar a competitividade da cadeia produtiva.

CÂMARA – A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Arroz foi constituída pelo Decreto número 36.292 de 24 de novembro de 1995 e reinstalada em fevereiro de 2011, durante a Interiorização de Governo, ocorrida no município de São Borja, Rio Grande do Sul. Engloba todas as principais entidades representativas do setor. Em 2011, a Câmara realizou o Seminário para Alinhamento Estratégico da Cadeia Produtiva do Arroz, em outubro, na cidade de Pelotas. Cezar Gazzaneo integrou o Eixo Indústria, representando o Sindarroz-RS, com objetivo de compor ações e projetos para o desenvolvimento sustentável deste importante setor da economia gaúcha.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter