Gerardo Fontelles é nomeado secretário executivo do Mapa
Fontelles assume pela segunda vez a Secretaria Executiva do Mapa.
O Diário Oficial da União publicou hoje, portaria assinada pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Antônio Andrade, nomeando José Gerardo Fontelles como novo secretário-executivo do Mapa. Gerardo Fontelles, que substitui José Carlos Vaz, exonerado também hoje, é formado em engenharia agronômica pela Universidade Federal do Ceará.
Funcionário público, possui experiência e conhecimento nas áreas de planejamento, abastecimento e política agrícola. Antes de ser nomeado para a nova função, estava no Mapa como secretário de Produção e Agroenergia.
Fontelles iniciou a carreira no extinto Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), onde foi um dos pioneiros na implantação de projetos de irrigação. Em 1972 veio para Brasília para assessorar a diretoria da Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal), período no qual participou da implantação das centrais de abastecimento, destinadas a orientar e disciplinar
a comercialização e distribuição de hortigranjeiros e outros produtos alimentícios, em todo o país. Foi também diretor técnico financeiro da Central de Abastecimento do Paraná.
Além do Ministério da Agricultura e da Presidência da República, Gerardo Fontelles foi assessor nos ministérios da Indústria e Comércio, do Planejamento e da Fazenda. Neste último, foi coordenador geral do Departamento de Abastecimento e Preços; da Secretaria Especial de Assuntos Econômicos; e da Secretaria de Acompanhamento Econômico, tendo sido, também, assessor especial do Ministério para assuntos agrícolas. No Ministério da Agricultura,
Fontelles assume pela segunda vez a Secretaria Executiva do Mapa.