Gocil, do empresário Washington Cinel, vende Broto Legal
(Por FolhaPress) O Grupo Gocil, do empresário Washington Cinel, decidiu vender a Broto Legal, sua empresa beneficiadora de arroz e feijão que havia comprado há menos de cinco anos.
A aquisição, pela Urbano Agroindustrial, precisa passar pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
Com a venda, o Grupo Gocil, que também atua nos ramos de limpeza e segurança privada, ainda permanece na produção de cana, arroz, soja e milho, entre outras atividades do agronegócio.
Quando adquiriu a Broto Legal, em 2018, Cinel dizia que seu objetivo era participar de toda a cadeia, desde a produção até as prateleiras dos supermercados, de onde agora desembarca.
Os recursos devem ser usados pela Gocil para investimento em outros negócios.
A negociação já era conhecida dos agentes do setor há mais de um mês, mas ganhou publicidade esta semana quando as empresas bateram o martelo no acordo.
A concentração do setor industrial do arroz no Brasil é uma realidade, assim como das áreas de produção.
Atualmente a Broto Legal tem quatro fábricas no país, em Campinas, Porto Ferreira e Uruguaiana e também trabalha com vários tipos de arroz, feijão e farofa, que devem ser acrescidas ao portfólio da Urbano Agroindustrial.
A Urbano atualmente trabalha com linhas de arroz, farinha de arroz, feijão, macarrão e cereais (ervilha, quinoa, lentilha, canjica, milho pipoca e grão de bico) e tem X unidades industriais localizadas em Jaraguá do Sul (SC), Meleiro (SC), São Gabriel (RS), Sinop (MT), Várzea Grande (MT), Cabo de Santo Agostinho (PE), Ponta Grossa (PR) e duas unidades em Guarulhos (SP). Também mantém unidades de distribuição em Brasília (DF), Caucaia (CE) e Salvador (BA) e de recebimento em Joinville (SC), Gaspar (SC), Pouso Redondo (SC) e Belo Horizonte (MG).