Goodyear vai usar casca de arroz na produção de pneus
A empresa diz estar em negociação com possíveis fornecedores de casca de arroz da Ásia, dos Estados Unidos e do Brasil. Os nomes dos parceiros ainda não são revelados.
A empresa diz estar em negociação com possíveis fornecedores de casca de arroz da Ásia, dos Estados Unidos e do Brasil. Os nomes dos parceiros ainda não são revelados.
O diretor de programas de ciência e tecnologia na Goodyear, Surendra Chawla, afirma que a expectativa da companhia é começar a usar esse novo tipo de sílica no início do ano que vem. A ideia é substituir a sílica obtida da areia pela derivada das cascas de arroz. "Nós esperamos que os consumidores continuem comprando esses pneus (com sílica na composição)", diz. "Para alguns, o lado ambientalmente responsável do processo de produção pode deixá-los mais propensos a comprar o pneu."
A empresa afirma que continuará a usar a sílica vinda da areia – apesar de ser um processo mais custoso e complicado – porque as cascas de arroz fornecidas pelo parceiros não serão suficientes para atender a demanda. Para obter 1,3 quilo de cinzas com sílica, é preciso queimar entre 6,3 quilos e 6,8 quilos de cascas de arroz.
O preço para o consumidor será o mesmo do pneu que já contém a sílica vinda da areia, segundo a companhia. A durabilidade do produto também é a mesma.
Mercado
Encontrar formas mais sustentáveis de produzir pneus é uma preocupação crescente do setor. A Continental, por exemplo, integra um consórcio de institutos de pesquisa e parceiros industriais que voltam sua atenção para o dente-de-leão – flor cujas sementes se espalham pelo ar com um sopro. O látex da planta medicinal produz uma borracha com a mesma qualidade da seiva da seringueira, segundo descobertas de pesquisadores alemães.
A fabricante de pneus Michelin, a petroquímica Braskem e a empresa de biotecnologia Amyris são parceiras no desenvolvimento de uma tecnologia que usa açúcares de plantas, como cana-de-açúcar, para produzir isopreno renovável – composto usado na produção de pneus.
Para Robert Wieselberg, sócio da Mind Partners, consultoria em estratégia de negócios e marketing, as iniciativas sustentáveis são consequência da necessidade da indústria de reduzir os danos ambientais e usar menos derivados do petróleo. É também, segundo o especialista, uma resposta às pressões da sociedade em torno dos três "erres": reduzir, reciclar e reutilizar. "Numa indústria que tem pouca diferenciação, é interessante ver as marcas tentando criar um vínculo emocional diferente com o consumidor", diz. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
1 Comentário
Grande sacada! Entendo que o aumento do preço do produto agrícola se dará pela agregação de valor através da transformação em novos produtos ou o aproveitamento dos seus subprodutos ou coprodutos. Já temos as termoelétricas à base de casca de arroz para a produção de energia e que resulta na produção da sílica, requerida por este e outros produtos. Acredito que as entidades de pesquisa nacional tem que se dedicar mais na busca de novos usos dos produtos primários e não somente para o aumento da sua produção e produtividade. Parabéns à Planeta Arroz pela reportagem!