Governador destaca importância do arroz como fonte alternativa de energia
No encontro, foram discutidos os caminhos percorridos pelo arroz, da lavoura ao prato do consumidor, além do aproveitamento da casca, como fonte de energia, e da palha do cereal, para o artesanato.
O governador do Estado participou, nesta segunda-feira (28), do painel A Energia que vem do Arroz, no Seminário Dia do Arroz: da Lavoura ao Consumidor, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. No encontro, foram discutidos os caminhos percorridos pelo arroz, da lavoura ao prato do consumidor, além do aproveitamento da casca, como fonte de energia, e da palha do cereal, para o artesanato.
O governador destacou a importância do arroz como fonte alternativa para a produção de energia.
– Temos no arroz não apenas o alimento para a população, mas também a possibilidade do aproveitamento da sua casca para a produção de energia. Já existem aqui no RS projetos de usinas de biomassa para a produção de energia através da casca de arroz em Alegrete e Dom Pedrito, além de outros empreendimentos que virão – afirmou.
Ressaltou ainda o que representa o arroz para inúmeras famílias que vivem da produção do cereal, que têm no Rio Grande do Sul o grande estado produtor, principalmente de arroz irrigado.
– Estamos garantindo algo importante, que o nosso produtor ter uma outra fonte de renda, fora a venda do arroz como alimento, mas também através da produção de energia e de produtos que vêm da casa do arroz – disse.
O chefe do Executivo gaúcho afirmou também que é muito importante para a economia do Rio Grande do Sul que se tenha a recuperação no preço do produto.
– Nos últimos dois anos, o que se verificou foi um custo de produção maior do que o preço de comercialização. E é necessário que haja uma reversão desse quadro – frisou.
O seminário é uma promoção do Instituto Riograndense do Arroz com apoio de entidades do setor e empresas de comunicação.