Governador Sartori almoça com conselheiros do Irga
Promoções e progressões dos salários do Irga e redução do ICMS entraram na pauta.
O governador José Ivo Sartori participou, ao meio-dia desta terça-feira (27), de almoço com integrantes do Conselho Deliberativo do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) no galpão Crioulo do Palácio Piratini. Participaram cerca de 40 conselheiros, além da Diretoria Executiva do Irga e de secretários estaduais. No cardápio, arroz carreteiro.
O presidente da autarquia, Guinter Frantz, lembrou que esse almoço era uma demanda de mais tempo e que, em função das atividades do Irga e do próprio governo, não havia acontecido ainda. Frantz agradeceu ao governador pela permuta da nova sede da autarquia e por ter viabilizado, com um decreto, uma reivindicação antiga dos produtores que era ter um representante dos arrozeiros em Brasília. Pediu ainda que Sartori olhasse com carinho demandas da autarquia que estão na Casa Civil.
O conselheiro Alexandre Velho, de Mostardas, falou em nome dos conselheiros. Ele fez dois pedidos ao governador: a redução temporária do Icms sobre o arroz em casca, a exemplo do que ocorreu em 2013; e urgência na regulamentação da lei das Promoções e Progressões dos servidores do Irga e que se encontra atualmente na Casa Civil.
O governador elogiou o trabalho da classe arrozeira e lembrou das dificuldades financeiras em que encontra o Estado. Sobre as reivindicações apresentada pelo conselheiro, disse ainda que o pedido envolvendo a redução do Icms está sendo analisado na Secretaria da Fazenda, mas que a questão das Promoções e Progressões só poderia ser resolvida no próximo concurso.