Governadora irá encaminhar pedido de urgência do Projeto de Lei 096/2010
O Projeto de Lei 096/2010 trata sobre a forma de escolha da presidência do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
A governadora do estado do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, se reuniu na sexta-feira (30), com a Comissão de Política Institucional, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uruguaiana, para discutir o Projeto de Lei 096/2010 que trata sobre a forma de escolha da presidência do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Participaram do encontro, o deputado federal, Frederico Antunes, o presidente da Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana e conselheiro do Irga, Walter Arns, produtores, representantes de entidades ligadas ao setor, e demais convidados.
Segundo Arns, foi entregue a governadora uma carta com pedido de urgência ao andamento do Projeto de Lei 096/2010. O projeto pretende alterar o atual estatuto, que é de 1948, introduzindo a escolha do presidente e de três diretores, todos eleitos em lista tríplice pelo Conselho Deliberativo e posteriormente nomeados pelo governador do Estado. “Nesse projeto o presidente do Irga passará a ser eleito da mesma forma como hoje são escolhidos os diretores da Instituição, através de uma lista tríplice elaborada pelo Conselho do Instituto”, explicou.
A governadora afirmou que vai encaminhar o documento com urgência e deverá ir ao plenário em breve. De acordo com o conselheiro, a expectativa é que o Projeto seja aprovado, “já que a base de apoio tem a maioria na Assembléia Legislativa e o assunto é de um consenso total entre os produtores de arroz do Estado, que são os sustentadores do Irga via taxa CDO”, destacou Arns.