Governo do Tocantins incentiva cadeia produtiva do arroz com implantação de UDs
Outro objetivo das unidades é mostrar que é possível realizar a recuperação de áreas degradadas com a plantação do arroz..
A formação de uma parceria entre o Governo do Estado do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) fortalece a cadeia produtiva do arroz. A notícia foi divulgada no dia 12 de janeiro na página da internet do Ruraltins.
Ao longo de cinco anos de cooperação entre as duas instituições, mais de 100 Unidades Demonstrativas (UDs) do arroz terras altas foram instaladas e, para este ano, a meta é instalar mais 14 UDs.
Conforme o engenheiro agrônomo do Ruraltins, Edmilson Rodrigues, as unidades são vitrines onde os produtores têm a oportunidade de conhecer as novas tecnologias e cultivares desenvolvidas pelos pesquisadores.
"Com as unidades demonstrativas apresentamos aos produtores as variedades com maior rentabilidade e mais resistentes a doenças e pragas, que foram desenvolvidas pela Embrapa. São cultivares de qualidade e de grande aceitação no mercado", disse o engenheiro.
Outro objetivo das unidades é mostrar que é possível realizar a recuperação de áreas degradadas com a plantação do arroz. "A cultura do grão vai ajudar na recuperação da pastagem, uma vez que é feita a correção do solo. Esta é uma forma bem rentável para o produtor", finalizou Edmilson Rodrigues.
Ainda de acordo com Edmilson Rodrigues, para a implantação das novas unidades serão selecionados agricultores que já cultivam o produto. "A escolha segue esse critério para que possamos implantar a UD ao lado da plantação do produtor, isso é para que ele possa comparar e ver a diferença entre as plantações", afirmou o engenheiro acrescentando que em todas as unidades o Ruraltins fará o acompanhamento técnico em todos os ciclos e ao final será realizado um Dia de Campo para divulgação do material e doação das sementes.