Governo e representantes do setor agrícola do RS debatem liberação de recursos

nO foco foi a lavoura do arroz, cujo plantio contabiliza 732 mil hectares e previsão de chegar 1,05 milhão de hectares de área plantada.

Em reunião nesta segunda-feira (7), o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, João Carlos Machado, debateu com o superintendente do Banco do Brasil no RS, Clenio Teribele, ações de apoio ao campo referentes ao seguros agrícolas e empréstimos bancários, em razão da perdas nas lavouras decorrentes dos temporais que atingiram o RS.

O foco foi a lavoura do arroz, cujo plantio contabiliza 732 mil hectares e previsão de chegar 1,05 milhão de hectares de área plantada. Lembrou que o replantio deve ser feito em 13 dias, havendo, portanto, urgência na resolução das questões: “O produtor está pronto para trabalhar dia e noite, mas não pode ficar na dependência do seguro, precisamos ter agilidade e foco”, afirmou.

De acordo com Wady José Mourão Cury, da Companhia de Seguros Aliança do Brasil, o RS tem 300 mil hectares de área segurada, das quais 83% das contratações foram firmadas para 50% da área. Afirmou que, havendo perda total, a seguradora pagará 100% do custeio. O processo para o recebimento do seguro passa pela vistoria da propriedade feita pelos técnicos da Aliança. Dezesseis profissionais já estão no estado e hoje devem chegar outros 20.

Ficou acertado que os técnicos trabalharão com o apoio do Irga e da Emater. Ainda hoje, eles se reúnem no Instituto Rio Grandense do Arroz para fazer o mapeamento das regiões e, amanhã, iniciarem os trabalhos de campo. Os produtores podem buscar informações junto às agências do Banco do Brasil ou pelo fone da Seguradora 0800-729-7000. Teribele disse que a instituição dará atenção ao produtor, incluindo o aumento do limite de crédit.

Participaram da audiência os presidentes do Irga, Maurício Fischer, da Federarroz, Renato Rocha, da Fetag, Elton Weber, e da Fecoagro, Rui Polidoro. Os trabalhos junto à instituições bancárias terão continuidade na tarde desta segunda-feira (7), quando haverá outra reunião na sede da Secretaria da Agricultura, com o Banrisul e o Sicredi.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter