Governo gaúcho insentará de ICMS as operações com cinzas de casca de arroz

A iniciativa entrará em vigor a partir de setembro e integra o conjunto de medidas tributárias elaboradas pela Secretaria da Fazenda, lançadas pelo governo para aumentar a competitividade da economia gaúcha.

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, anunciou nesta quinta-feira a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações internas realizadas com a cinza da casca de arroz. A medida atende a uma solicitação do setor produtivo e se estende às correspondentes prestações de serviço de transporte, com o objetivo de viabilizar e incentivar o aproveitamento dos resíduos. A iniciativa entrará em vigor a partir de setembro e integra o conjunto de medidas tributárias elaboradas pela Secretaria da Fazenda, lançadas pelo governo para aumentar a competitividade da economia gaúcha.

Com isso, parte do material que poderia ser queimado e jogado nas lavouras e nos rios terá um destino comercial, possibilitando a geração de empregos, impulsionando a economia e evitando a contaminação da natureza. No Rio Grande do Sul boa parte das cinzas das cascas de arroz utilizadas como energia nos processos industriais é direcionada à produção de fertilizantes para a lavoura ou aproveitamentos na indústria química.

1 Comentário

  • DEVERÍAMOS TER TAMBEM, APENAS UMA ALÍQUOTA DE ICMS, PARA VENDA DE ARROZ BENEFICIADO, ARROZ EM CASCA, ETC…PARA OS ESTADOS BRASILEIROS, E NÃO ESTA DIFERENÇA DE 7% PARA ESTADOS DO NORTE, CENTRO-OESTE, NORDESTE, E DE 12% PARA SUL E SUDESTE….PENSEM NISSO.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter