Governo inaugura nova etapa do Projeto Luís Alves
A primeira etapa do Projeto Luís Alves, com 1.843 hectares de área útil, já é cultivada há oito anos, com duas colheitas anuais. No período das águas, os 36 produtores detentores das glebas plantam arroz irrigado.
O governador Alcides Rodrigues Filho estará neste sábado em São Miguel do Araguaia para uma série de compromissos administrativos, incluindo inspeção de obras e a inauguração da fase A da segunda etapa do Projeto de Irrigação Luís Alves do Araguaia. Ainda em São Miguel, juntamente com o prefeito Ademir Cardoso dos Santos e autoridades da região, ele participa da inauguração de diversas obras municipais.
A comitiva oficial, a ser integrada também pelo secretário do Planejamento e Desenvolvimento, Oton Nascimento Júnior, deve chegar a São Miguel às 9 horas.
Após as inaugurações na sede do município, a comitiva se deslocará para Luís Alves, passando pela Rodovia BR-080, com extensão de 46 quilômetros, cuja pavimentacão está em execução pela Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), por concessão do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit).
De acordo com o secretário Oton Nascimento, cerca de 50% dos trabalhos já estão prontos, incluindo 15 quilômetros pavimentados. Já no distrito de Luís Alves, o governador e as demais autoridades inauguram a fase A da segunda etapa do Projeto Luís Alves. Em seguida, os produtores iniciam o plantio da safra de verão em área de 962 hectares.
A primeira etapa do Projeto Luís Alves, com 1.843 hectares de área útil, já é cultivada há oito anos, com duas colheitas anuais. No período das águas, os 36 produtores detentores das glebas plantam arroz irrigado. Na seca, optam pelo plantio de culturas mais rentáveis como abóbora kabutiá, melancia, soja (semente), melão e outras. Quanto à segunda etapa, que vem sendo construída nos últimos anos, tem área útil total de 4.761 hectares.
O secretário Oton Nascimento informa que os investimentos na segunda etapa somam até agora, a preço corrente, R$ 37,388 milhões. Foram executadas obras de captação de água bruta incluindo a instalação de cinco conjuntos motobombas, 78,59 quilômetros de canais de irrigação e drenagem, estação de drenagem com três conjuntos moto-bombas e rede elétrica trifásica de 34,5 kv, somando 14 quilômetros.
Na nova área, cujo plantio começa agora, deverão ser produzidas 5.772 toneladas de arroz, considerando uma produtividade média da região de 6 mil quilos por hectare. Se forem somados os 1.843 hectares da primeira etapa (onde são esperadas 11.058 toneladas, levando em conta a mesma produtividade), a produção de arroz no Projeto Luís Alves subirá para algo em torno de 16.830 toneladas, somente na safra de verão deste ano. O secretário Oton Nascimento sustenta que novas áreas da segunda etapa serão incorporadas ao processo produtivo dentro de pouco tempo. Mais informações pelo telefone (62) 3201-7810.