Governo promete facilitar setor de arroz

 Governo promete facilitar setor de arroz

Produtores se queixam de falta de incentivo e tecnologias

Ministro diz que governo está trabalhando para desenvolver arroz Basmati de grão longo na região de Punjab, na Índia.

O governo de Punjab está dando um subsídio de 50% para micronutrientes e sua liderança está totalmente comprometida em introduzir mais medidas para facilitar o setor do arroz, disse o Ministro da Agricultura da província, Malik Nauman Ahmad Langrial.

Falando na Câmara de Comércio e Indústria de Lahore (LCCI) na sexta-feira, o ministro disse que os agricultores receberiam transplantadores e colhedores de arroz com 50% de desconto, enquanto o alívio também seria dado na compra de picadores de arroz.

Ao falar sobre as medidas planejadas pelo governo, o ministro disse que a liderança política vai se coordenar com os exportadores de arroz no uso de agrotóxicos.

Ele enfatizou que a competição deve ser realizada entre os agricultores para incentivar a boa qualidade e o aumento da produção, acrescentando que o governo está trabalhando para desenvolver um arroz Basmati de grão longo, que é aceitável internacionalmente.

Falando na ocasião, o vice-presidente sênior da LCCI, Ali Hussam Asghar, apontou para a falta de atividades de pesquisa e desenvolvimento, especialmente para o desenvolvimento de variedades de sementes híbridas para arroz Basmati.

“Apesar de termos o solo mais adequado para o cultivo do Basmati, outros países desenvolveram mais variedades de arroz híbrido”, disse.

Asghar destacou que o remédio mais eficaz para o alto custo de produção era aumentar a produção por acre, o que havia sido observado no caso da variedade grossa. O arroz híbrido substituiu o arroz Irri e o salto de produtividade em Sindh foi tremendo, disse ele.

Asghar destacou a necessidade de trabalhar em colaboração com institutos de pesquisa públicos e privados para introduzir novas variedades híbridas para o arroz Basmati, o que poderia garantir um salto quântico na produção, levando a mais excedentes de exportação e bem-estar econômico dos agricultores.

Ele também apelou ao setor privado para participar do processo de desenvolvimento de sementes. Ele destacou as áreas que precisavam de trabalho intensivo, incluindo o desenvolvimento de sementes, melhores práticas agrícolas e maiores rendimentos por meio do manejo da água, transplante mecânico, pesquisa e desenvolvimento.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter