Grande participação de produtores no Campo de Inverno da Cooperja
(Aline Somariva) A segunda edição do Campo Agroacelerador de inverno foi um sucesso. Ela aconteceu no dia 10 de agosto, dobrou o número de participação e superou as expectativas da organização. O clima durante o dia colaborou e ajudou a levar centenas de associados, produtores, técnicos e visitantes ao campo, querendo conhecer as possibilidades de diversificação e manejo das culturas de inverno.
Para o presidente Vanir Zanatta, foi surpreendente ver o campo de inverno superando as expectativas de público.
“Pessoas que querem melhorar sua propriedade, cuidar do solo, ter mais rentabilidade. Penso que conseguimos repassar o recado, o mundo está sempre em transformação e a agricultura é nosso mundo. A palestra foi de produtor para produtor, de forma simples, com humildade, passou duas horas rapidamente. Em nome da Cooperja, muito obrigado a todos que participaram conosco”, agradece Zanatta.
Profissionais da Cooperja, instituições de pesquisa e empresas parceiras mostraram em mais de 12.000 M² de área cultivada vitrines tecnológicas nas culturas de trigo, triticale, aveia grão, azevém, aveia, trigo silagem, trigo pastejo, hortaliças, cobertura de solo e manejo para pré plantio de verão.
O presidente, juntamente com o vice, Antonio Moacir De Noni recepcionaram as autoridades na solenidade de boas-vindas que contou com a presença do deputado estadual José Milton Scheffer, prefeito de Terra de Areia Aluísio Teixeira, presidente da Epagri Dirceu Leite, Diretor Institucional da Cidasc Marcos Pacheco, no ato representando a presidente Celles Regina de Matos, secretário da Agricultura de Jacinto Machado José Molgaro, presidente da Cejama Adelar Machado.
Mencionamos e agradecemos as presenças dos representantes das cooperativas parceiras, do setor financeiro, dos sindicatos rurais, das entidades de classe, que estiveram abrilhantando o evento.
Para o gerente do Campo Jian Izidro de Borba, o evento contou com a presença de mais de 800 visitantes. “Agradeço pelo dia especial que tivemos, com sol, para a visita no campo. A todos os visitantes que investiram o seu tempo para buscar conhecimento, alternativas de diversificação na entressafra, e que podem se planejar para que em suas propriedades produzam no inverno, com objetivo de ocupar as terras que estão ociosas, e investir em alternativas sustentáveis com rentabilidade no sistema de produção”, destaca Borba.
A programação pela manhã foi diversificada com formação de grupos para os roteiros de hortaliças, pastagens e cereais de inverno. Realização da dinâmica de apresentação das características técnicas e agronômicas do trigo silagem e o corte da planta com trator onde produtores poderão observar mais uma opção de produção de alimento no inverno. Após o almoço, a palestra de Laercio Dalla Vecchia no salão principal, chamou atenção e foi bastante prestigiada.
Com o tema “Os princípios de uma agricultura sustentável”, houve bastante interação com o público, e dúvidas foram respondidas. O Campo de Inverno já entra para o calendário de eventos da região. E ano que vem a 3ª edição trará ainda mais novidades nas culturas da estação.