Granizo danifica áreas de arroz no sudoeste da Louisiana

 Granizo danifica áreas de arroz no sudoeste da Louisiana

O consultor de culturas Blake Buller, à esquerda, e o especialista em arroz do LSU AgCenter, Dustin Harrell, examinam as plantas de arroz danificadas pelo granizo durante uma tempestade em 26 de maio

Áreas atingidas terão rendimentos menores, segundo técnicos.

As plantações de arroz do sudoeste da Louisiana, nos Estados Unidos, estão se recuperando de uma tempestade de granizo na noite de 26 de maio que atingiu diversas fazendas. São esperadas perdas de rendimento em parte dos campos orizícolas. O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA indicou a queda de granizo com até 5 cm de diâmetro em uma área de 200 milhas quadradas no sudoeste da Louisiana, principalmente ao norte de Gales e Jennings. A tempestade também foi relatada no norte de Acadia.

"É realmente lamentável que tenhamos tantos danos causados por granizo na região", disse o especialista em arroz do LSU AgCenter, Dustin Harrell. "A colheita de arroz antes do granizo parecia excelente", acrescentou.

O consultor de culturas agrícolas Blake Buller disse que algumas áreas estão mostrando sinais de recuperação desde a tempestade de granizo, mas outras lavouras que foram plantadas mais cedo, sofreram danos mais pesados porque as panículas foram gravemente danificadas pelas pedras.

"A variável mais importante que podemos observar é a maturidade do arroz", disse Harrell. O arroz que estava entrando para a fase de diferenciação da panícula sofreu danos extensos nas folhas, e perdas de 10% a 15% são possíveis”, informou.

O arroz que estava neste estágio sofrerá mais danos porque o ponto de crescimento foi ferido e as panículas podem ficar sem grãos. "Eu diria que o potencial de produção seria semelhante ao rendimento de uma soqueira", disse Harrell.

As folhas danificadas também servirão como canal para a entrada de doenças nas plantas.

Alguns campos haviam sido plantados recentemente antes da tempestade, e as mudas foram impactadas. Os estandes de arroz convencional, com plantas sobreviventes com menos de 10 plantas por 0,3 metro quadrado, reduzirão significativamente o rendimento.

No ano passado, o clima adverso gerado pelo furacão Barry resultou em danos às colheitas na região em uma escala muito maior do que o recente evento de granizo. Barry ocorreu em 13 de julho de 2019, e grande parte da colheita de arroz foi danificada pela alta velocidade dos ventos que acamou as lavouras e afetou a produção.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter